Aguarde, carregando...

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Periodo eleitoral

Itaquá recebe capacitação paralímpica do governo estadual para profissionais de educação física

por Thiago Costa| 15/02/2024 15h45


Itaquá recebe capacitação paralímpica do governo estadual para profissionais de educação física

Objetivo foi promover a formação na prática de esportes adaptados para a inclusão de estudantes com deficiência

Após quatro dias de aprendizado prático e teórico em Itaquaquecetuba, foi finalizada com sucesso nesta sexta-feira (15) a capacitação técnica do Programa de Desenvolvimento Paralímpico oferecida pelo governo estadual. A iniciativa prepara alunos, professores de educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas para a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no ambiente esportivo.
 
O programa é uma iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, e conta com a parceria da Prefeitura de Itaquaquecetuba por meio das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer. O curso ofereceu capacitação do esporte paralímpico para 160 profissionais em até oito modalidades: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado.

Iniciado na terça (12), foi realizada uma cerimônia de abertura no Ginásio de Esportes Sumiyoshi Nakaharada, na Vila Japão, com a presença do prefeito Eduardo Boigues, secretários municipais e representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Comitê Paralímpico Brasileiro. As aulas práticas foram realizadas no ginásio e as teóricas no auditório da Secretaria de Educação.

“Mais uma ação importante na cidade. Esse é um novo momento, com muito mais ações que vão alcançar os estudantes com deficiência de Itaquá”, destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpétuo.

O secretário de Esporte e Lazer, Fabiano Novais, destacou que o município se tornou referência na área esportiva. “Estamos realizando mais uma formação importante para os profissionais de educação física de Itaquá. O nosso diferencial é ter um prefeito que apoia o esporte na cidade, por isso hoje somos uma referência em toda a região e continuamos em constante crescimento.”

“Somos a quarta cidade a receber a formação e agradeço essa grande parceria com o Estado. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer, mas quando olhamos para trás, é possível ver o quanto já foi feito. Quase triplicamos o número de núcleos da educação especial no município. Estamos muito felizes em contribuir com essa capacitação”, finalizou Boigues.