Aguarde, carregando...


Duas escolas municipais de Itaquaquecetuba ganham cinemateca

por Augusto | 15/12/2021 05h54


Duas escolas municipais de Itaquaquecetuba ganham cinemateca

Duas escolas municipais de Itaquaquecetuba receberam salas do projeto "Cinemateca – Escola e Vida 3", por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa MRS Logística S.A, com o apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

Na última quinta-feira (9), cada escola recebeu uma estrutura de madeira com biblioteca, contendo 150 livros de diferentes obras editoriais infantis, inclusive em braile. A Cinemateca é composta com 40 mídias de DVD socioeducativas, um projetor multimídia e um home theater.

O objetivo do projeto é promover o acesso às obras literárias infantis e audiovisuais socioeducativas para crianças e jovens. Os espaços para implementação das cinematecas nas unidades escolares se destinam à leitura e exibição de audiovisuais.

A inauguração na Emeb Engenheiro Chiozo Kitakawa ocorreu às 13h e, na Emeb Benedito Vieira da Mota, às 15h30. Em ambas, o ator José Lindemberg Farias da Silva, do grupo Komedi, apresentou uma esquete sobre a história do cinema. 

Em seguida, os estudantes fizeram uma apresentação artística: na Emeb Engenheiro Chiozo realizaram uma dança afro e na Emeb Benedito Vieira da Mota apresentaram uma dança com a temática da Carmen Miranda e um documentário homenageando a MRS.

Após o descerramento da fita inaugural, os convidados assistiram a um vídeo com informações sobre segurança no trânsito com enfoque nas linhas férreas, onde atua a empresa de transporte ferroviário de carga. A analista de relações institucionais da MRS, Adriana Pereira de Carvalho, esteve no evento representando a empresa.

No total, há quatro cinematecas no município, localizadas nas escolas João Geraldo dos Santos e José Marinho, implantadas em 2019, e agora na Chiozo e na Benedito Vieira da Mota. "Deixo aqui meu parabéns e agradecimento à empresa MRS pelos benefícios que essa parceria traz para a educação municipal", disse o secretário de Educação, Lucas Costa. 

Estiveram presentes no evento as supervisoras Tatiane Paraíso e Tatiana Cristina da Silva, as técnicas do núcleo pedagógico Anna Dulce Della Torre Lopes e Paula Severina Silva, as diretoras das escolas Engenheiro Chiozo Kitakawa, Maria Valderez Estevão de Macedo, e da Benedito Vieira da Mota, Cristina Aparecida Melo Dias.

Foto: Divulgação


Conteúdo relacionado

Educação de Itaquá revitalizou 60 escolas...

28/12/2021 17h15 - Escolas

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da...

Ler mais

Itaquá adere a programa e agora todas as escolas...

22/12/2021 10h30 - Escolas

A Prefeitura de Itaquá, por meio da Secretaria...

Ler mais
Sobre

São funções e atribuições da Secretaria Municipal de Educação planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades pedagógicas de ensino e Pesquisa; Realizar a programação de atividades com alunos da rede municipal, referentes a ensino, assistência social, saúde, cultura, esporte, lazer, recreação e outras atividades correlatas; Exercer atividades relativas à Educação; Instalação e manutenção em perfeito funcionamento dos estabelecimentos municipais de ensino; Chefia dos órgãos educacionais do Município, seguindo as orientações estaduais e as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Elaboração do Plano Municipal de Educação; Instituição e manutenção dos programas de merenda escolar.

Secretário de Educação
Foto do secretário municipal de educação professor Fabiano Oliveira Novais

Lucas de Assis Costa

Localização