Aguarde, carregando...


Biblioteca da Emeb Ítalo Adami, em Itaquá, é inaugurada e recebe doação de livros e equipamentos

por Augusto | 25/11/2021 09h22


Biblioteca da Emeb Ítalo Adami, em Itaquá, é inaugurada e recebe doação de livros e equipamentos

A biblioteca da Emeb Ítalo Adami, no Morro Branco, em Itaquaquecetuba, foi inaugurada na última quinta-feira (18) e recebeu a doação de livros e equipamentos do grupo Eilat, pertencente à ONG  Na’Amat/SP. Materiais didáticos e brinquedos também foram cedidos pela Denise Kracochansky.


“Nossas crianças foram agraciadas com essa maravilhosa doação, que vai possibilitar acesso à leitura e ampliar a visão de mundo, senso crítico e oportunizar aos estudantes conhecimentos diversificados”, disse o secretário de Educação, Lucas Costa. 


O grupo Eilat , da NA” Amat/ SP  tem por objetivo realizar trabalho beneficente de doação de livros às escolas ou comunidades para a formação de salas de leituras e bibliotecas. Leonor Kasinsky foi ao evento representando a presidente da Na’Amat /São Paulo, que se chama Sheila Szymonowicz, e mais doze voluntárias da ONG estiveram presentes. 


As 190 crianças que participaram da inauguração da sala de leitura receberam um lanche oferecido pelas voluntárias. Já os professores e demais convidados ganharam marcadores artesanais para livros, confeccionados por Etla Adler. 


“Muito nos honra a parceria com uma instituição conceituada como a Na’Amat e as ações que o terceiro setor estabelece com o poder público municipal são muito relevantes para auxiliar em uma educação equitativa e de qualidade”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues. 
Antes do descerramento da fita inaugural, os estudantes apresentaram a peça teatral “Liloca, a formiga distraída”, tema de um dos livros da escritora Maria Antonia Pietrucci Gonzales, que também fez doações de livros infantis à unidade escolar e esteve presente durante a solenidade. 


“Ficamos gratos com essa importante doação de livros e da  placa inaugural.  Os exemplares irão promover e estimular a prática de leitura e a criação de um espaço adequado”, afirmou o diretor da escola, Jaudir Santos. 
A coordenadora do grupo Eilat, da Na’ Amat/SP, Helen Hirschfeld Danila, agradeceu à Na’Amat São Paulo pelo suporte, infraestrutura e estímulo, ao grupo Eilat pelo trabalho de criação de bibliotecas e estendeu os agradecimentos à Na’ Amat Brasil pelo incentivo e apoio,  ao prefeito, ao secretário,  diretor da escola Jaudir Santos, à supervisora Tatiana Cristina da Silva e ao empenho das professoras Mônica Aquino, Maria da Glória Queiroz da Silva, Marcia Aparecida da Silva e Sandra de Paula na organização do evento.


A presidente da Na’Amat Brasil, Clarice Schucman Jozhef,  explicou ao público presente o trabalho realizado pela instituição, “a Na’Amat atua em vários países e seu nome hebraico significa trabalho e voluntariado de mulheres. A organização foi criada em 1921, em Israel, por idealistas visionárias e pioneiras, tendo Golda Meir, uma das mulheres mais atuantes na história de Israel, como fundadora e presidente”. As atividades no Brasil e em São Paulo foram iniciadas em 1948”, relatou Clarice.


Conteúdo relacionado

Educação de Itaquá revitalizou 60 escolas...

28/12/2021 17h15 - Escolas

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da...

Ler mais

Itaquá adere a programa e agora todas as escolas...

22/12/2021 10h30 - Escolas

A Prefeitura de Itaquá, por meio da Secretaria...

Ler mais
Sobre

São funções e atribuições da Secretaria Municipal de Educação planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades pedagógicas de ensino e Pesquisa; Realizar a programação de atividades com alunos da rede municipal, referentes a ensino, assistência social, saúde, cultura, esporte, lazer, recreação e outras atividades correlatas; Exercer atividades relativas à Educação; Instalação e manutenção em perfeito funcionamento dos estabelecimentos municipais de ensino; Chefia dos órgãos educacionais do Município, seguindo as orientações estaduais e as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Elaboração do Plano Municipal de Educação; Instituição e manutenção dos programas de merenda escolar.

Secretário de Educação
Foto do secretário municipal de educação professor Fabiano Oliveira Novais

Lucas de Assis Costa

Localização