A Prefeitura de Itaquá, por meio da Secretaria Municipal de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação, aderiu ao Programa de Inovação Educação Conectada, do Governo Federal, no qual as escolas municipais são contempladas com acesso à internet.
O programa fomenta ações para auxiliar e preparar o ambiente escolar para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos estudantes o contato com as novas tecnologias educacionais.
“O acesso à internet é primordial ao trabalho pedagógico dos professores para que elaborem suas aulas e pesquisas, se atualizem constantemente e para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos”, disse o secretário de Educação, Lucas Costa.
A verba do projeto deve ser recorrente para a melhoria da qualidade da internet e dos equipamentos de repetição de internet das escolas. A implantação e a instalação foram realizadas pelos técnicos de informática e, atualmente, 100% das escolas municipais possuem internet banda larga ou fibra óptica.
“O Plano de Aplicação Financeira se iniciou em 2019 e o pagamento em 2020. A verba total para este ano foi de R$ 234.116,00 e 70 escolas de ensino infantil e ensino fundamental foram contempladas”, explicou o diretor de Departamento de Apoio Tecnológico da Semecti, Juliano Santos. O programa federal não abrange as subvencionadas, mas elas também possuem acesso à internet.
As equipes gestoras das unidades escolares receberam formação sobre a implementação do programa e a forma de como aplicar os recursos financeiros destinados ao atendimento para contratação de serviços de acesso à internet e de infraestrutura para distribuição do sinal, além de aquisição de dispositivos eletrônicos e/ou recursos educacionais digitais ou suas licenças.
“A melhoria de infraestrutura se faz necessária. A aquisição de materiais e equipamentos são essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, proporcionando, assim, um ensino de qualidade aos estudantes”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.