Aguarde, carregando...


Itaquá adere a programa e agora todas as escolas municipais têm acesso à internet

por Augusto | 22/12/2021 10h30


Itaquá adere a programa e agora todas as escolas municipais têm acesso à internet

A Prefeitura de Itaquá, por meio da Secretaria Municipal de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação, aderiu ao Programa de Inovação Educação Conectada, do Governo Federal, no qual as escolas municipais são contempladas com acesso à internet.

O programa fomenta ações para auxiliar e preparar o ambiente escolar para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos estudantes o contato com as novas tecnologias educacionais.

“O acesso à internet é primordial ao trabalho pedagógico dos professores para que elaborem suas aulas e pesquisas, se atualizem constantemente e para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos”, disse o secretário de Educação, Lucas Costa.

A verba do projeto deve ser recorrente para a melhoria da qualidade da internet e dos equipamentos de repetição de internet das escolas. A implantação e a instalação foram realizadas pelos técnicos de informática e, atualmente, 100% das escolas municipais possuem internet banda larga ou fibra óptica. 

“O Plano de Aplicação Financeira se iniciou em 2019 e o pagamento em 2020. A verba total para este ano foi de R$ 234.116,00 e 70 escolas de ensino infantil e ensino fundamental foram contempladas”, explicou o diretor de Departamento de Apoio Tecnológico da Semecti, Juliano Santos. O programa federal não abrange as subvencionadas, mas elas também possuem acesso à internet.

As equipes gestoras das unidades escolares receberam formação sobre a implementação do programa e a forma de como aplicar os recursos financeiros destinados ao atendimento para contratação de serviços de acesso à internet e de infraestrutura para distribuição do sinal, além de aquisição de dispositivos eletrônicos e/ou recursos educacionais digitais ou suas licenças.

“A melhoria de infraestrutura se faz necessária. A aquisição de materiais e equipamentos são essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, proporcionando, assim, um ensino de qualidade aos estudantes”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.


Conteúdo relacionado

Educação de Itaquá revitalizou 60 escolas...

28/12/2021 17h15 - Escolas

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da...

Ler mais

Duas escolas municipais de Itaquaquecetuba ganham...

15/12/2021 05h54 - Escolas

Duas escolas municipais de Itaquaquecetuba...

Ler mais
Sobre

São funções e atribuições da Secretaria Municipal de Educação planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades pedagógicas de ensino e Pesquisa; Realizar a programação de atividades com alunos da rede municipal, referentes a ensino, assistência social, saúde, cultura, esporte, lazer, recreação e outras atividades correlatas; Exercer atividades relativas à Educação; Instalação e manutenção em perfeito funcionamento dos estabelecimentos municipais de ensino; Chefia dos órgãos educacionais do Município, seguindo as orientações estaduais e as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Elaboração do Plano Municipal de Educação; Instituição e manutenção dos programas de merenda escolar.

Secretário de Educação
Foto do secretário municipal de educação professor Fabiano Oliveira Novais

Lucas de Assis Costa

Localização