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Estudantes neurodivergentes ganham sala exclusiva de acolhimento e calma

por Thiago Costa| 10/05/2024 11h04


Estudantes neurodivergentes ganham sala exclusiva de acolhimento e calma

Espaço oferece suporte necessário às crianças em momentos de crise

A EMEB Vereador João Marques, no Altos de Itaquá, ganhou uma sala de acolhimento e calma para crianças neurodivergentes, como aquelas com transtorno do especto autista, dislexia ou transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, por exemplo. O ambiente é tranquilo, confortável, silencioso e com baixa iluminação para dar suporte aos estudantes em momentos de crise.

A iniciativa é da Secretaria de Educação de Itaquá, por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), e a sala está equipada com uma variedade de recursos e materiais interativos, além de ter profissionais capacitados para atender as necessidades de cada estudante.

“Esse projeto chegou no momento certo e temos uma equipe que está preparada para acolher. Nossa Educação é um orgulho para nós e está nos permitindo construir uma cidade muito mais bonita e inclusiva”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates.

Além dela, estiveram presentes na entrega da sala secretários, estudantes, pais e profissionais da unidade escolar, que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento e criação do espaço.

“Entendemos a complexidade de atender cada estudante de educação especial. São muitos os detalhes e é de grande valia a contribuição de todos para um acolhimento de qualidade”, ressaltou o secretário de Educação, José Rosa.

O projeto tem como símbolo a Popozinha, mascote inspirada em uma estudante cadeirante autista, que também é, junto com outros estudantes da unidade, a inspiração para a criação da sala.

“A Educação de Itaquá avança cada dia mais quando o assunto é inclusão. É necessário dar condições às nossas crianças atípicas e fazer com que se sintam acolhidas em qualquer lugar que estiverem”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.