A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou a formatura dos alunos da Emeb Guilherme Donizete da Silva Santos, no Jardim América, que participaram do programa Sementinha do Grupo Unido de Apoio à Ação de Resistência às Drogas (Guard).
Realizado pela Secretaria de Segurança Urbana, sob coordenação da Guarda Civil Municipal (GCM) e em parceria com a Secretaria de Educação, o programa contemplou 245 estudantes de 9 a 11 anos de idade.
“As relações sociais e os territórios explorados pelas crianças vão além dos muros da escola. Essas aulas colaboram com a educação preventiva”, destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
O curso expõe noções sobre drogas e seus conceitos, fatores de risco e dependência, além de citar políticas de prevenção no ambiente escolar, familiar e na sociedade. As palestras tiveram duração de um semestre, sendo 13 encontros com o suporte de cartilhas, recursos audiovisuais, dinâmicas e canções.
“Nossa proposta é que os alunos sejam agentes multiplicadores de conhecimento. Que compartilhem com os pais, vizinhos e amigos o que aprenderam com o programa”, destacou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou que o conhecimento pode salvar vidas. “É muito importante essa abordagem sobre drogas lícitas e ilícitas, pressão de grupo, depressão, suicídio e essa integração com a GCM, que coordena o programa. Temos que mostrar os prejuízos que as drogas causam e ensinar como continuar longe delas”, finalizou.