Aguarde, carregando...

Escola de Gestores

por Jonathan Andrade| 09/12/2020 21h20


Escola de Gestores

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou na última quinta-feira (03/12) o encerramento da “ESCOLA DE GESTORES – 2020” e contou com a presença do Secretário de Educação Fabiano Oliveira Novais que aproveitou o momento para agradecer aos gestores pelo envolvimento, apoio e compromisso de todos ao longo de sua gestão frente à pasta.
Na pauta, além dos informes gerais, o secretário fez um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano, citou os desafios e as conquistas, avaliando como positivo os resultados obtidos.
Na sequencia, o secretário propôs aos gestores que consultassem os professores, sobre o processo de Atribuição de Classe/Aulas - 2021 que ocorrerá no próximo sábado dia 12 de dezembro, sugerindo democraticamente que as unidades optassem se o processo acontecerá de maneira on-line ou presencial. Prof. Fabiano Novais citou os avanços na área de infraestrutura das escolas, destacando a entrega de novas unidades, reformas e manutenção.
Em seguida, a equipe do Nfapa (Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação) sob o comando da responsável pelo departamento Profa. Daniela Delgado, junto ao formador Prof. Ms. Diego Moreira apresentaram uma análise técnica sobre os Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e os impactos negativos da retenção, abandono e evasão escolar.
Nos tópicos da análise foram discutidas as questões gerais da política educacional, destacando as ações de melhoria como o ingresso de professores no último concurso público e a alteração na legislação municipal que trata da substituição de jornada do professor. E que seus impactos positivos só serão possíveis de ser mensurados na próxima avaliação do índice.  “Atualmente não há classes sem professor no ensino fundamental em nossa rede”.  Exemplificou a Profa. Daniela Delgado, realizando um comparativo entre o ano de 2018 quando haviam 62 classes sem professor e em 2019 quando esse número saltou para 102. 
Prof. Diego destaca que esse comparativo é fundamental e só conseguiremos observar na próxima análise do indicador que deverá ocorrer no ano de 2021. O formador ressalta em sua fala, que atenção especial deve ser dada a “Programas e Projetos” implementados na rede, sejam de âmbito federal, estadual e municipal. Na análise técnica apresentada, foram apontados 11 projetos, no entanto, apenas o ultimo “Rota de Aprendizagem” realizou a coleta de dados, acompanhamento e avaliação durante todo o processo e os resultados apontaram que o mesmo  não foi decisivo para a melhoria de indicador. Para Diego, os projetos necessitam seguir critérios fundamentais de “ajustes de foco” como:  diálogo entre o indicador, formação e fluxo. “Não adianta inflar a rede de projetos e não informar ao professor o que realmente se mede em proficiência de aprendizagens”. 
Ao término do encontro, o formador Prof. Michel Pinto da Costa, juntamente com o responsável pelo departamento de Prestação de Contas, Sr. Sidney Forte, explicaram aos gestores sobre os procedimentos para a implementação dos Protocolos Sanitários no retorno às atividades presenciais, para o calendário de 2021 e a utilização do repasse emergencial que está sendo enviado às escolas por meio do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e que deverá ser usado exclusivamente para a aquisição dos insumos sugeridos no documento.
O secretário despediu-se deixando a mensagem uma mensagem de gratidão ao Exmo. Prefeito Mamoru Nakashima por permitir e confiar a sua pessoa representar uma pasta tão importante e podendo contribuir positivamente às demandas por melhorias no processo educacional. 
“Para mim é uma grande honra poder representar o colegiado ao qual pertenço  e contribuir com meu trabalho e conhecimento, assim como,  levar o nome de Itaquaquecetuba que hoje  conquistou respeito,  reconhecimento e posição de destaque, pelas ações e avanços que uma grande equipe apresentou na educação municipal” afirmou Fabiano Novais.