A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba está empenhada em melhorar os indicadores educacionais do município e por isso o sistema de ensino está recebendo inovação e informatização sem perder a essência e agregando valor ao que realmente é essencial para as crianças.
Do início de 2021 pra cá, a entrega de 15 creches e duas escolas propiciaram o aumento de 1,5 mil vagas na educação infantil. Além disso, a Casa de Projetos Educacionais foi inaugurada e, ainda este mês, a cidade ganhará mais duas unidades escolares, sendo uma pré-escola e outra bilíngue para surdos.
A gestão também ampliou o diálogo com os gestores escolares acerca das ações necessárias para a melhoria dos indicadores, investiu em infraestrutura, programas suplementares de formação continuada e aquisição de itens para suprir as necessidades diárias das escolas.
"Educação se faz com compromisso, amor e respeito. Esses pilares são essenciais para o sucesso e qualificação de nosso trabalho e dia após dia constatamos que estamos no caminho certo", destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Em 2021, a rede de 42 mil estudantes recebeu kits de alimentação durante o período mais crítico da pandemia, uniforme e material escolar. Já neste ano, foi realizada a entrega dos kits de material escolar, mochilas e em breve será a vez do novo uniforme junto ao tênis. Houve também a renovação da frota de ônibus escolares.
Desde o início de 2021, 653 professores ingressaram na rede por concurso público e a pasta oportunizou formações em larga escala sobre o contexto escolar e gestão de pessoas aos profissionais. Parcerias com os governos federal e estadual foram firmadas.
Para tornar efetivo o ensino e a aprendizagem nas escolas, foi criada a plataforma Conectados, sistema gerenciador de dados para registro e acompanhamento do processo educativo, assim como o sistema informatizado de avaliação para analisar os resultados e planejar ações pedagógicas.
"Nossa luta diária é para que nossos estudantes recebam um ensino de qualidade, que eles consigam chegar até a escola com facilidade, segurança e tenham os materiais de apoio necessários sempre em mãos. O investimento na educação é a base para construirmos uma cidade melhor", finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira