Na última sexta-feira (3), alunos dos 5ºs anos da EMEB Prof. Paulo Nunes e da EMEB Ítalo Adami, visitaram a “Semana Paulo Freire da Escola Técnica Estadual (ETEC) “Centro Paula Souza” de Itaquaquecetuba”, localizada na Rua Cambará Orli, 866 – Jardim Miraí, Itaquaquecetuba. A ação teve como objetivo levar os alunos do Sistem Municipal de Ensino para conhecer as instalações da instituição e suas ofertas de cursos e atividades, uma vez que daqui a alguns anos muitos deles terão a oportunidade de estudarem o Ensino Médio na instituição de grande referência no Estado de São Paulo.
De acordo com o diretor da instituição, Djalma Luiz da Silva “Semana Paulo Freire é um evento Institucional, no qual se comemora em todas as ETEC’s o legado de Paulo Freire. A ETEC de Itaquaquecetuba apresentará nessa semana a 6º edição da Semana Paulo Freire com o tema “América Latina”, no qual serão apresentados os países Brasil, Chile, Perú, Porto Rico, República Dominicana e Brasil.”
Acompanhando o evento e a participação dos discentes, a supervisora Escolar profª Mônica Aquino Nunes, disse que “a parceria entre a ETEC e as escolas municipais proporcionou um momento gratificante para todos os envolvidos. As temáticas desenvolvidas e exposição com as peculiaridades de cada país trouxe conhecimento para os nossos alunos, que se sentiram acolhidos pelos anfitriões. É importante parabenizar o empenho e iniciativa da ETEC de Itaquaquecetuba, proporcionando aos seus discentes a autonomia e abrindo os portões da escola para a comunidade vivenciar atividades de qualidade.”
Para a secretária de Educação, profª Jane Moura Santos, “o evento só tende a acrescentar na vida de nossas crianças que brevemente terão a oportunidade de concorrer a uma vaga da instituição e nesse sentido, apesar de que ainda falta o entorno de 5 anos para que eles possam estudar lá, todo o estímulo desde agora é muito importante,” concluiu Jane parabenizando todos os envolvidos na ação.
Já secretária adjunta de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa explicou que “toda ação parceira que possa estimular o desenvolvimento de nossas crianças é muito bem vinda, pois o município cresce de maneira relevante no que tange a área da Educação e, sendo assim, a participação de nossas crianças neste evento certamente elevará a alto estima dos discentes e criará expectativas futuras quanto a realizar um curso na instituição,” concluiu Verônica parabenizando todos os envolvidos na ação.
Elizeu de Miranda Corrêa
Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos