Aguarde, carregando...
O patrono da nossa escola é Virgílio Marinho. Nascido em santa Rosa no interior do estado de São Paulo, em 05 de novembro de 1921, Virgílio Marinho filho de Ana Guedes das Neves, viveu na roça até ser convocado pelo Exército. Fez parte da Força expedicionária Brasileira combateu na Itália de setembro de 1944 até o fim da segunda guerra mundial, de onde voltou vitorioso junto a seus aliados.
Casou-se com Hilda Quebra Marinho, na cidade paulista de Assis, onde trabalhou durante muitos anos como inspetor de alunos de diversas escolas estaduais. Com esse cargo conseguiu sustentar suas seis filhas: Idalina, Benedita de Jesus, Maria do Carmo, Ana Lúcia, Fátima Aparecida e Cristina, chegando aposentar-se como funcionário público.
Paralelamente às suas atividades profissionais, o Sr. Virgílio tanto em Cândido da Mota como em Assis e mais tarde nesta cidade de Itaquaquecetuba, foi um homem profundamente religioso muito dedicado ao trabalho de evangelização. Transferida sua residência de Assis para Itaquaquecetuba, em 1986, morou na Rua Panorama Um nº 425 – Jardim Maragogipe, junto com sua esposa ministrava aulas de catecismo para crianças, onde também foram celebradas missas porque ainda não havia nenhuma igreja no bairro.
Compondo uma comissão com Francisco Maria de Paula, Roberto Santos e Avelino Olívio Dias, o Srº Virgílio e sua esposa abraçaram a causa da construção de uma capela, pois tinha a firme convicção de que a mesma seria um local que, além de servir para celabrar a palavra de Deus, poderia ser utilizado como ponto de encontro da comunidade, pois ambos acreditavam que as famílias precisavam se unir para discutirem seus problemas familiares e os do bairro e que somente unidos conquistariam seus sonhos de uma vida melhor e mais digna.
Após conquistarem seus sonhos de uma vida melhor e mais digna, após muitas campanhas, foi concluída a construção da capela que passou a ter o título de Capela do Divino Espírito Santo.
A sua honestidade e liderança foram tão marcantes que veio a ocupar o cargo de tesoureiro da comunidade como batalhador incansável, esteve sempre à frente dos problemas do bairro, chegando a iniciar um trabalho de evangelização com dependentes químicos da comunidade do Jardim Maragogipe.
Vítima de uma parada cardiorrespiratória, o Srº Virgílio veio a falecer no dia 08 de fevereiro de 1993, com 71 anos de idade.Sua morte interrompeu a realização de alguns sonhos e projetos que a família tinha pra ampliar os serviços daquela comunidade, com a construção de um Centro Esportivo para os Jovens e o Centro de Educação Infantil para acolher crianças de 0 a 06 anos de idade, enquanto suas mães trabalhavam fora de casa.
Entretanto, esse exemplo de homem honesto, despojado e carinhoso não foi inútil. A semente foi lançada e seus ideais permanecem presentes até hoje nas ações e sonhos das pessoas que atuam na comunidade Divino Espírito Santo do Jardim Maragogipe.
Por seus inegáveis méritos de líder comunitário, a Câmara Municipal de itaquaquecetuba aprovou a Lei de nº 2168, de 17/12/2002 que dá a denominação de Escola Municipal Virgílio Marinho, à unidade escolar localizada à Rua Panorama I, nº 313 no Jardim Maragogipe/Itaquaquecetuba.
Que todos os que fazem parte da comunidade da E.M. Virgílio Marinho, hoje situada à Rua Paulistania nº 105 no Jardim Maragogipe/Itaquaquecetuba, tornem o ideal do seu patrono que dedicou-se em prol da melhoria das condições de vida da populaçao do Jardim Maragogipe/Itaquaquecetuba.
A EMEB Virgílio Marinho, localizada no bairro Jardim Maragogipe, Itaquaquecetuba – SP é pertencente ao Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, e atende em suas dependências estudantes da etapa de Educação Infantil – Pré-escola (EMEB Virgílio Marinho – Educação Infantil V e VI – localização atende os Bairros Jardim São Manoel, Jardim Luana, Jardim Itaquá).
Nossos horários de aulas acontecem em dois períodos, sendo:
Educação Infantil Pré-Escola