Aguarde, carregando...
O patrono da nossa escola é Antônia Cicone. Nasceu em São Paulo, aos 25 de Novembro de 1914, no bairro da Penha, veio para Itaquaquecetuba ainda criança, com seus irmãos e seu pai que acabara de ficar viúvo, o que talvez, tenha sido o principal motivo para o senhor Jose Cicone escolher Itaquaquecetuba para morar e acabar de criar os filhos. Na ocasião escolheu o Sítio São José, que depois de desmatado na parte mais alta, construíram a casa que abrigou a família Cicone. Após o falecimento do pai, que ocorreu alguns anos depois, o casamento dos irmãos, aliada à necessidade e a existência de trabalho somente em São Paulo, fez com que retornasse às suas origens deixando no sítio Antônia, solteira, sozinha, mas foi a única que se apegou ao lugar e desde muito jovem passou a cuidar de crianças, dando assistência como se fossem seus próprios filhos.
Dona Antônia, muito religiosa, construiu no sitio uma pequena capela para São José, de quem era bastante devota, partindo daí o local ter passado a ser conhecido como “Sítio São José“. Sabe-se que Dona Antônia ia às casas dos poucos vizinhos que havia para convidá-los a comparecer nas missas que aconteciam em alguns domingos quando algum padre da “capela” como era conhecida na época a igreja Nossa Senhora D’ajuda na parte central do município, aceitava vir de charrete até o sitio, geralmente fornecida pela própria Dona Antônia Cicone.
Diante da necessidade em atender as crianças do lugar, ela cedeu as dependências da capela São Jose para abrigar a primeira escola, que funcionou durante anos naquele local. Com o aumento da demanda escolar, dona Antônia Cicone doou para a prefeitura uma área do seu terreno para a construção de duas salas de aula e com isso atender melhor as crianças do bairro, podendo assim ampliar a capela tal como é hoje.
É sabido que dona Antônia tinha três sonhos: construir a capela São José, uma escola e um posto de saúde para atender a população local.
A escola e a capela foram concluídas Dona “Dedé” como é conhecida a senhora Maria de Fatima Ivo Ferreira entre outras crianças que foram criadas pela Dona Antônia, são provas existentes de sua benevolência, deixando apenas a lamentar a não construção do posto de saúde, pois seu falecimento, impediu o trabalho de ser concluído.
Dona Antônia Cicone, faleceu em 03 de agosto de 1990, em Arujá, no Hospital do Lions Clube aos 76 anos.
Antônia Cicone, não somente pela doação do terreno para a construção da escola, e nem pelo fato de ceder sua casa para abrigar professores que vinham de longe com dificuldade de locomoção entre seu lugar de origem e o sítio São José em Itaquaquecetuba, demonstrando assim toda a sua generosidade, mas diante de tanta benevolência, faz com que a opinião unânime daqueles que conhecem a história do lugar, se faça merecer que a então isolada escola do sítio São José tenha pela justa causa a denominação de Escola Municipal “Dona Antonia Cicone”.
A EMEB Dona Antônia Cicone, localizada no sítio São José, Itaquaquecetuba – SP é pertencente ao Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, e atende em suas dependências estudantes da etapa de Educação Infantil – Pré-escola e Ensino Fundamental.
Nossos horários de aulas acontecem em dois períodos, sendo:
Os horários são divididos em 06 classes de aula.
Ensino Fundamental
Educação Infantil Pré-Escola