Aguarde, carregando...
Encontra-se na creche Santa Catarina uma placa que registra como data de inauguração o dia 29 de janeiro de 1983, na gestão do então prefeito Sr. Gumercindo Domingos de Lima.
O fundamento legal está assegurado pela Lei 1287 – 11/09/1991 – livro 33 (lei 1580) que “Dispõe sobre a criação de Escolas Municipais de Educação Infantil, e dá outras providências”.
Nesta data, o prefeito municipal Valdir Lopes Ferreira, faz saber que a câmara municipal decreta e ele promulga a lei que em seu artigo 1º confirma a criação de onze escolas municipais de educação infantil, dentre elas a creche Santa Catarina.
Santa Catarina nasceu no ano 300, em Alexandria, no Egito, numa época em que existia uma forte perseguição aos cristãos. Pertencente a uma família nobre estudou Filosofia, Teologia e outras ciências. Além de muito inteligente e culta, era dotada de singular beleza.
Fascinado por seus encantos, o imperador Maximino Daia procurou divorciar-se de sua esposa a fim de se casar com Catarina. Diante de sua recusa, ele convocou cinquenta sábios com o objetivo de convencê-la de que Jesus não tinha poderes e fazê-la abandonar a sua fé. Entretanto, a Santa não somente refutou as posições dos sábios, como se converteu ao cristianismo.
Furioso pela derrota, Maximino mandou executar todos os sábios e torturá-la sob uma roda com pontas de ferro que, em contato com o seu corpo, quebrou-se ao meio e nada fez contra ela - por causa disso, Santa Catarina é invocada pelos que trabalham com rodas. Foi ordenado, então, que ela fosse decapitada.
Quando deceparam sua cabeça, do seu pescoço começou a brotar leite ao invés de sangue - daí, ser ela invocada pelas mães que, tendo pouco leite, precisam amamentar seus filhos.
Os relatos de seu martírio continuam. Contam que os anjos desceram dos céus e levaram seu corpo para o Monte Sinai, onde mais tarde teria surgido um mosteiro consagrado à sua memória.
Em exaltação à Santa Catarina, foram levantadas numerosas igrejas em toda a Europa. Por sua sabedoria, a Santa é invocada como protetora pelos estudantes, intelectuais e filósofos. Literatura e arte celebraram os louvores e imortalizaram sua figura. A Universidade de Paris escolheu-a como padroeira. E o Brasil honra-se em tê-la protetora de um Estado, que leva seu nome. O dia 25 de novembro é dedicado a Santa Catarina.
A Creche Municipal Santa Catarina está localizada na Rua Santa Catarina, 181, Morro Branco, Itaquaquecetuba, SP, CEP 08572-430, telefone: 4642-2000, e-mail: crechesantacatarina@semecti.com.br, Código da Escola: 69218, atende a etapa Educação Infantil – Creche.
Educação Infantil Creche - Municipais