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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Periodo eleitoral

Escola Ambiental

Escola Municipal Ambiental Nelson Barreto Da Silva

Escola Ambeintal
Escola Ambiental

A Escola Municipal Ambiental Nelson Barreto da Silva, conhecida pela sigla EMA, situa-se dentro do Parque Ecológico Mário do Canto, sito a Av. Cabrália Paulista, 271, Bairro Estação, Itaquaquecetuba, CEP: 08581-020. E-mail: ema@semecti.com.br. Tel. 4642-9567.

Em 16 de Setembro de 2009, sob a Lei n°2.738, foi criada a EMA – Escola Municipal Ambiental Nelson Barreto da Silva. Aos cuidados da Secretaria de Educação Municipal, em 06 de novembro de 2009, ocorreu a inauguração da Escola Municipal Ambiental, sendo na época a 2ª Escola Ambiental do Alto Tietê.

O nome dado à escola é uma homenagem ao biólogo Prof. Nelson Barreto da Silva, funcionário que trabalhou no Parque Ecológico Mario do Canto”. Mestre e Pesquisador dedicaram-se intensamente à educação e ao Meio Ambiente. Em 2001, iniciou sua trajetória como biólogo da Secretaria de Educação do município de Itaquaquecetuba. Seu primeiro trabalho foi acompanhar e orientar a implantação da Piscicultura no Parque Ecológico. Pouco depois passou a atender outras unidades escolares (municipal e estadual).

Proposta Pedagógica da EMA

O Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui as relações sociais, econômicas e ambientais; para tanto, a EMA apoia-se no artigo 225 da Constituição Federal/88:

“Art. 225 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

E também na Política Nacional de Educação Ambiental, Lei Nº 9.795/99, que regulamenta a regulamenta e estabelece que a mesma deve ser trabalhada em caráter interdisciplinar em todos os níveis e modalidades de ensino de modo a formar sujeitos com conhecimentos, valores e habilidades com vistas ao manejo sustentável do meio ambiente.

Um dos objetivos desta lei é estimular práticas e ações com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre as questões ambientais e de defesa do meio ambiente. Além disso, a PNEA está em consonância com os objetivos da Escola Municipal Ambiental – EMA, pois estabelece alternativas para os currículos de ensino e novas metodologias para a capacitação de pessoas para a área ambiental.

Objetivo Geral da Instituição

Tem por objetivo ofertar condições para que as escolas formulem e executem seus projetos de educação ambiental, garantir a formação básica de crianças, bem como de jovens e adultos, no seu desenvolvimento da mentalidade que leve a ações concretas de preservação de nosso patrimônio natural municipal.

Princípios Fundamentais da EMA

  • O incentivo à busca de sinergia, o respeito, a conexão e a articulação entre as diversas ações educadoras promovidas por projetos das unidades escolares municipais, bem como despertar o sentimento de construção dialógica, e ao pertencimento dos docentes e dos discentes frente aos saberes desenvolvidos e aprofundados, como ensejo do município na sua oferta de educação ambiental enquanto política pública;
  • A primazia da educação ambiental na formação crítica e cidadã como um processo continuado, permanente e articulado com as unidades escolares municipais, para alcançar os estudantes da rede municipal do segmento de educação básica;
  • A identificação das necessidades e os processos de construção no tema educação ambiental junto às turmas que atenda, levando em consideração os ajustes de conhecimentos prévios sobre o tema e os aprofundando, se necessário, bem como a inserção de novos saberes contidos no “Currículo Paulista”; o fortalecimento e o incentivo dos diversos atores dentro de um processo participativo que resulte em decisões transformadoras nas proximidades da comunidade local;
  • A construção de processos de educação ambiental junto às unidades escolares tratando dos saberes inerentes ao ano de curso do estudante de forma ordenada e linear, evidenciando a concepção de ser humano como parte integrante e indissociável do meio ambiente que transforma e ocupa;
  • A busca de uma ação social sustentável em suas diversas dimensões, sendo social, ambiental, política, econômica, ética e cultural, por intermédio de reflexão sob nova perspectiva de padrões relacionados entre o grupo social e seus impactos frente ao meio ambiente;
  • O reconhecimento da diversidade temática que trata da educação ambiental enquanto conceito que muda o retorno devido a prática, tratando das diferentes analogias do universo ambiental, como ornamento, cura, alimentação, degradação, extinção, preservação e conservação;
  • A aquisição de uma perspectiva educativa positiva, geradora de ações dentro do contexto da educação ambiental, enquanto conhecimento adquirido transformador, permeando-o nas relações escolares, cooperando nos conceitos de desenvolvimento interdisciplinar e transdisciplinar, tratando de questões atuais e promovendo criticidade no pensar, sobre qual mundo queira –se, e, pôr em prática um pensamento ecologista globalizado.

Visitações à EMA

Ao receber diariamente duas turmas de estudantes, oriundas das escolas municipais, o livro de visitações da EMA já consta com mais de 43.600 estudantes que estiveram nesta instituição, cujo ambiente “se faz propício à maximização do tema transversal MEIO AMBIENTE.” Insta colocar que por vezes carentes de atividades que ocorram além dos muros da escola, os estudantes da rede têm nas visitações à EMA um passeio/uma excursão pedagógica inteiramente gratuita, com a turma toda, para um lugar ambientado e preparado para a otimização das abordagens dos conteúdos ambientais, estes que são de suma importância para a formação cidadã e está amparada por diversos estudiosos e pela legislação educacional conforme anteriormente citado neste texto.

Atividades realizadas na EMA