Aguarde, carregando...


Semecti - Ações/Projetos

.
Projeto Parque Escola

Parque Escola 2019.Png

A ação tem por objetivo promover um ambiente integrador, práticas esportivas, artísticas e culturais para as crianças do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, visando a promoção da cidadania bem como o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e sócio afetivos. Dentro do Parque Ecológico Mario do Canto, nossos estudantes desfrutaram de experiencias relacionadas a preservação do meio ambiente articulado pela Escola Municipal Ambiental, Caça ao Tesouro, Dinámicas, Jogos e Brincadeiras que possibilitou o aprendizado para além dos muros daescola. Nesta proposta os professores também tiveram seu momento de descanso e passeio sem a preocupação com as crianças umas vez que estavam com os professores do projeto.

Defesa Civil Mirim

Defesa Civil Mirim 2019 Ajustado.jpg

Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Defesa Civil Municipal, o projeto ocorreu dentro do Parque Ecológico Mário do Canto, seguindo a pauta de atuação da defesa civil municipal com palestras, passeio interativo pelo parque, exposição de equipamentos e demonstrações práticas da função dos agentes.

Simpósio de Educação Especial

Simposio De Educação Especial.jpegO objetivo da ação é apresentar e discutir aspectos inclusivos para a vida, por meio de práticas e vivências educacionais do cotidiano, efetivando a inclusão das pessoas com deficiencia na educação básica e na sociedade. Palestrantes renomados, representatividade da comunidade escolar, atrações musicais e efetiva participação do público demonstram respeito e compromisso com o público alvo da educação especial.

Jogos Olímpicos

Olimpiadas Escolares 2019.JpgCom o objetivo promover a prática esportiva entre os estudantes da rede municipal, contaou com a participação de 2500 estudantes da participando em 24 modalidades realizadas por meio de torneio. Dentro do evento de encerramento dos Jogos os famíliares estiveram presentes.

Hora de Cantar História

Hora De Cantar Historia.pngO projeto “Hora de Cantar História”, cantando músicas e contando histórias o projeto ocorre de forma itinerante com a visita do ônibus, intitulado Biblioteca Itinerante, em creches municipais, subvencionadas e escolas de educação infantil. O ônibus foi adaptado para receber os bebês, mesmo engatinhando podem alcançar os livros. A biblioteca itinerante possui um acervo de aproximadamente 100 títulos e também brinquedos que dão suporte ao trabalho realizado durante a entrada das crianças no ônibus.

Gincana - Educação Infantil

Gincana Infantil.pngCom uma proposta de enriquecimento do espaço lúdico das crianças, professores especialistas de educação física desenvolveram atividades diferenciadas nas escolas de educação infantil do município com uma proposta de jogos e brincadeiras.

Escola de Gestores

Escola De Gestores 2020.JpgA proposta da Escola de Gestores é promover a formação continuada para equipe gestora da Rede Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, com palestras, orientações no âmbito do relacionamento interpessoal dentro das unidades escolares, do tratamento e relacionamento junto a comunidade escolar e a formação técnica desde aos termos pedagógicos quanto os administrativos. A programação contou com a participação de palestrantes convidados e atrações culturais.

Ecoviver (EcoRodovias)

Ecoviver 2019.JpgProjeto do Grupo EcoRodovias para o cumprimento da responsabilidade socioanbiental Desenvolvido por ambientalistas e pedagogos, o Ecoviver é um projeto educativo e artístico que visa estimular a conscientização ambiental em moradores de comunidades e estudantes do Ensino Fundamental. Tivemos 14 escolas municipais participantes da Jornada Ecoviver havendo formação de professores pautadas em objetivos do desenvolvimento sustentável e ferramentas para desenvolver uma peça teatral, culminando na mostra das escolas e mostra municipal com os destaques.

Proformacon

Foco No Atendimento.png

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades básicas relacionadas ao ensino e à aprendizagem do atendimento aos estudantes deficientes e a realização de um trabalho que atenda à diversidade em nossas escolas do município de Itaquaquecetuba o curso” Educação Especial/ Inclusiva com foco no atendimento a diversidade”, para auxiliar na formação o professor e assim, ampliar e melhorar o atendimento, desenvolvendo práticas educativas fundamentadas na reflexão do currículo paulista, na construção das identidades, bem como na constituição de tempos e espaços escolares inclusivos, democráticos, fraternos e integradores, para intervir na realidade dos estudantes, ofertando por intermédio de educadores, a estes educandos a possibilidade de conviverem de maneira harmoniosa, digna e atuando como multiplicadores de uma política de inclusão, acessibilidade e não violência, preparando-os para o exercício da plena cidadania.

Viajando de bem com a via (EcoRodovias)

Viajando De Bem Com A Via.jpgA Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) em parceria com a EcoRodovias e o Ministério da Cultura, desenvolveu apresentações teatrais que ocorreram dentro de uma carreta itinerante, recebendo alunos e municipes para uma experiência lúdica e educativa sobre os cuidados no trânsito. Em 2019 o projeto atendeu 608 estudantes.

EDP - Boa Energia nas Escolas

Edp.jpg

A rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba está sendo contemplada pelas atividades do caminhão-laboratório do projeto Boa Energia nas Escolas, da EDP. Aproximadamente 10,000 estudantes foram contemplados com a visita no caminhão e apresentação teatral com direito a brinde para todos. Na Gincana Xô Desperdício a EMEB Santino se consagrou campeã, recebendo como prêmio painéis de energia fotovoltaica.

SEBRAE - Jeep

Sebrae Ajustado.jpgO Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba, por meio do Programa Educação Empreendedora do Projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (Jepp) realizou oficialmente a entrega das apostilas “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” que contemplou 9 escolas participantes para estudantes do 1º ao 5º ano.  No decorrer do projeto houve formação para todos os professores e a finalização com a Feira do Empreendedorismo, colocando em prática os conhecimentos de sala de aula.

Sobre

São funções e atribuições da Secretaria Municipal de Educação planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades pedagógicas de ensino e Pesquisa; Realizar a programação de atividades com alunos da rede municipal, referentes a ensino, assistência social, saúde, cultura, esporte, lazer, recreação e outras atividades correlatas; Exercer atividades relativas à Educação; Instalação e manutenção em perfeito funcionamento dos estabelecimentos municipais de ensino; Chefia dos órgãos educacionais do Município, seguindo as orientações estaduais e as normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Elaboração do Plano Municipal de Educação; Instituição e manutenção dos programas de merenda escolar.

Secretário de Educação
Foto do secretário municipal de educação professor Fabiano Oliveira Novais

Lucas de Assis Costa

Localização