Profissionais do Sistema Municipal de Ensino participação de formação continuada sobre Deficiência e Educação Inclusiva

1

Na última sexta-feira (22 pp.) a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio do Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação (NFAPA) em parceria com a Associação Educacional para Múltipla Deficiência, Vila Mariana/ SP, realizou uma formação continuada para os diretores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e professores da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A ação foi executada em dois períodos: às 8h e 13h, ocorreu no auditório da Semecti e contou com a presença de 25 professores do AEE, 9 gestores, supervisores e técnicos do Núcleo de formação e supervisores.

De acordo com a profª Jaqueline Teixeira Mercurio, técnica do NFAPA, a formação foi ministrada pela profª Drª Shirley Rodrigues Maia, diretora Educacional da AHIMSA – Associação Educacional para Múltipla Deficiência. O tema que norteou o encontro foi o “DUA – Desenho Universal da Aprendizagem”, assunto surgido dos princípios da arquitetura, todavia a profissional enfatizou questões relacionadas à inclusão e equidade, aos serviços e aos recursos que irão favorecer a todos, acessibilidade a qual não se refere apenas as pessoas com deficiência, mas também aos idosos, gestantes etc. Ainda foram abordados temas sobre o processo, a construção e o desenvolvimento da pessoa com deficiência nas escolas, a importância do ensino colaborativo, o atendimento na sala de recurso multifuncional, as múltiplas formas de aprendizagem bem como (re)pensar as formas do estilos de aprendizagem de cada aluno, no sentido de estimular uma auto avaliação do professor  nas práticas, no sentido de problematizar a questão da inclusão.

Segundo a secretária de Educação, profª Jane Moura Santos, “estas parcerias que a Semecti tem realizado com várias empresas e instituições só tendem a reforçar o compromisso da gestão em ofertar uma Educação de qualidade aos nossos munícipes”. Jane parabenizou todos os envolvidos na ação em especial a profª Drª Shirley Rodrigues Maia pelo apoio dadao junto à Semecti. Já a secretária adjunta de Educação profª Me. Verônica Cosmo Barbosa explicou que a “formação continuada é prevista pela LDB e que a exemplo de anos anteriores, todos os professores do Sistema Municipal de ensino estão participando de formação continuada neste ano em diversas áreas do conhecimento e especificidade,” concluiu a profissional parabenizando os profissionais da Semecti e os parceiros pela ação.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

2