40 obras do 4º Concurso de Desenho e Pintura “Dia do Criando e Pintando” foram Escolhidas pela Comissão de Seleção para a Fase Final

A (6)

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (26), pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) por meio da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos, a seleção da 3ª Fase do 4º Concurso de Desenho e Pintura “Dia do Criando e Pintando” do Sistema Municipal de Ensino, nas dependências da “Sala Amarela” da Semecti.

Prestigiando esta etapa do processo de seleção, a secretária de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa, explicou que o evento já se tornou tradicional e os discentes esperam o “Dia do Criando e Pintando”, com ansiedade para elaborarem as suas produções. A profissional disse ainda que vários estudos apontam que o desenho infantil possibilita a comunicação da criança pela leitura de imagens, ação formata os sentidos em sua consciência, deste modo “o desenho infantil é uma das principais ferramentas mediadoras no processo de aprendizagem da criança, por meio desta prática a criança consegue manifestar os seus sentimentos e materializar pela representação o mundo que a cerca. Neste sentido esta prática contribui tanto para a construção da linguagem como para a construção do pensamento,” pontuou Verônica.

O 4º Concurso “Dia do Criando e Pintando” tem como objetivo estimular o desenvolvimento da produção artística, dos alunos do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, por intermédio de uma ação que é desenvolvida durante o período de um dia letivo e premiar as produções selecionadas pelo júri. Foram aceitos um trabalho realizados pelos alunos, produzido em folha sulfite A4, ou outra espécie de papel nas medidas de 21,0 cm x 29,5 cm, o tema, o estilo e a técnica foram livres.

O evento contou com a participação de aproximadamente 36.000 alunos, dos segmentos Educação Infantil V e VI, do Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As produções realizadas pelos alunos foram produzidas nas escolas no dia 28 de março de 2018. Na 1ª Fase cada unidade escolar, escolheu um trabalho por classe. As obras poderiam ser selecionadas pelos professores ou pelo voto por alunos. A 2ª Fase cada escola, escolheu um trabalho por segmento, sendo as obras selecionadas pela Equipe Gestora e Pedagógica, ocorrido em cada escola entre os dias 2 a 20 de abril de 2018.

A 3ª Fase caracteriza-se com o envio dos melhores trabalhos de cada segmento, de cada unidade escolar foram à Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos, sendo composto por 35 obras de alunos da Educação Infantil V, 37 obras de alunos da Educação Infantil VI, 36 obras de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, 33 obras de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, 32 obras de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, 33 obras de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, 33 obras de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e 7 obras de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, perfazendo um total de 246 obras escolhidas. As produções foram selecionadas por uma Comissão de Seleção Semifinalista, da equipe da equipe da Semecti, composta pelo prof. Dr. Elizeu de Miranda Corrêa (Assessoria de Projetos e Eventos), presidente da comissão, e pelos membros: profª Maria Aparecida Tomé e profª Maria Cristina Perpétuo dos Santos (Departamento de Supervisão Escolar), profª Eliana Aparecida Silva dos Santos e Profª Marysol Krauskopf Martinez Ramos (Departamento de Coordenadoria Pedagógica e Juliano dos Santos (Departamento de Apoio Tecnológico e Comunicação), que selecionaram as 5 produções artísticas, finalistas por segmento.

Já a Fase Finalista vai ocorrer nos próximos dias, momento em que serão convidados artistas plásticos e professores de artes plásticas, não pertencentes ao quadro de funcionários da Semecti, que terão como incumbência de classificar a produção vencedora de cada segmento. Os finalistas receberão medalhas de Honra ao Mérito e os Campeões de cada segmento receberão um troféu alusivo ao título. A proposta dessa ação também visa utilizar as obras, com a devida autorização do uso da imagem e direito autoral dos trabalhos assinada pelos pais dos alunos, para estampar os materiais escolares dos alunos no ano de 2019, a exemplo dos últimos dois anos.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

B (5) C (4) D (4)