Escolas Municipais participam do Projeto Ecoviver – 2017

4 (8)

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (30) a primeira capacitação (sensibilização) para gestores das escolas municipais de Itaquaquecetuba, visando a execução do Projeto Ecoviver/2017. O encontro foi realizado no auditório da secretaria municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti). A ação tem como objetivos: sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para despertar um novo olhar acerca do território em que vivem; fomentar a reflexão e o debate sobre as questões da atualidade; despertar o sentido de pertencimento e estimular o exercício da cidadania; proporcionar intervenções artísticas na escola, comunidade ou bairro, estimulando a criatividade e fomentando a arte e a cultura. E é desenvolvida por meio da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos com suporte técnico do departamento de Coordenadoria Pedagógico.

Durante a abertura do evento, a secretária de Educação, profª Mª Verônica Cosmo Barbosa, agradeceu a presença de todos e disse que a parceria entre a EcoRodovia e a prefeitura de Itaquaquecetuba já se estende desde o ano de 2010, por meio de realização do Projeto Ecoviver que sempre teve como coordenadora pedagógica, responsável pela cidade de Itaquaquecetuba, a profª Elaine Lopes. A titular da pasta falou ainda que “a parceria possibilita a ampliação do olhar do aluno e do professor, além disso, o Ecoviver possui um diferencial que é a presença de uma coordenadora pedagógica que acompanha a execução da ação em todo o seu processo,” concluiu Verônica.

Criado em 2006, viabilizado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovia, o Projeto Ecoviver, transforma alunos e professores, mediado pela linguagem das artes cênicas, para uma nova visão acerca da realidade em que vivem e das questões urgentes da atualidade, por meio do desenvolvimento de atividades culturais, como oficinas e mostras artísticas, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento, tendo como foco o meio ambiente. O Projeto Ecoviver envolve professores, alunos e comunidade de escolas públicas dos municípios dos Estados – Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. E, em 2017, atenderá também os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.  A equipe do Projeto Ecoviver possui os seguintes membros: Coordenação Geral: Emiliana de Paula – gerente do projeto, Fabiana Guilherme – responsável pela produção, Cláudia França – responsável pela comunicação e Elaine Lopes – coordenadora pedagógica responsável pela cidade de Itaquaquecetuba

As etapas de execução do Projeto seguem o seguinte cronograma: nos dias 08/04/2017 e 06/05/2017, vai ser realizado na cidade de Guarulhos os workshops 1 e 2, sucessivamente,  momento em que cada escola encaminhará 3 professores e mais o gestor para participarem da capacitação conceitual de apresentação do Projeto Ecoviver. Ressalta-se ainda que, a Jornada Ecoviver – alunos e professores percorrem todas as etapas da construção de um projeto (análise, planejamento, execução e avaliação), desenvolvendo ações concretas de transformação e desenvolvimento sustentável. Constituída por: a) Rumo à transformação, b) Descobrir (até 28/4), c) Planejar (até 5/5), d) Agir (até 26/5), e) Nossa história (até 2/6), f) Reunião de alinhamento sobre a Mostra na Escola (27/07/2017), g) Mostra da Escola (entre os dias 7 e 17/8/2017) e h) Concluindo a jornada, a Mostra Final (1/11/2017), momento em que se apresentarão as 5 escolas selecionadas. Resultando assim em: 1) Ferramenta de planejamento participativo e 2) Forma de produção coletiva de conhecimento.

A temática a ser desenvolvida pelo Projeto Ecoviver abrange questões como: água, alimentação, consumo de resíduos, saúde e sociodiversidade, tendo como foco os alunos dos 5º anos, cuja proposta da ação neste ano é potencializar o protagonismo juvenil. E o desenvolvimento metodológico baseia-se na gamificação, sala de aula invertida, contação de história e estudo de caso. A cada etapa da Jornada Ecoviver, os alunos apresentarão uma evidência de realização à coordenadora pedagógica local. Na prática, os discentes desenvolverão ações concretas para conclusão de projetos socioambientais. Na conclusão da Jornada Ecoviver, iniciam as atividades para as Mostras Teatrais e os alunos poderão inscrever seus projetos no prêmio Ecoviver + Ação.

As escolas participantes neste ano são: EM Ambiental Nelson Barreto da Silva, EMA Nelson Barreto da Silva, EM Antonia Cicone, EM Dr. Charles Tyler Towunsend, EM Floro da Silva, EM José Piacentini, EM Pref. Benedito Barbosa de Moraes, EM Prefeito Gentil de Moraes Passos, EM Profª Maria Eulália Nobre Borges (EJA), Profª Roseli Aparecida Mendes, EM Prof. Alceu Magalhães, EM Prof. Rui Alberto, EM Sebastião Gregório, EM Vereador Leolino dos Santos, EM Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva e EM Village.

Ministrando a palestra, a coordenadora pedagógica Elaine disse salientou que, “a rede se ensino de Itaquaquecetuba avançou muito nesses anos e isso é visível, sabemos que ainda temos muitos desafios, mas o fato é que a educação de Itaquaquecetuba cresceu muito, pois acompanho as escolas há 8 anos,” concluiu a profissional. Já a técnica referência do departamento de Coordenadoria Pedagógica, profª formadora Maria do Carmo dos Santos, explicou que o projeto é muito bom e que no ano de 2016, ela acompanhou todas as etapas e pode perceber a excelência da ação para a cidade de Itaquaquecetuba “que precisa agarrar essas ações e parcerias de sustentabilidade,” falou a professora.

 

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

 

7 (2) 9 (2)