Semecti realiza a 1ª Eliminatória por Polo da 2ª Olimpíada Esportiva do Sistema Municipal de Ensino – 2017

6 (3)

Foi iniciada nesta segunda-feira (27) a 1ª Eliminatória por Polo da 2ª Olimpíada Esportiva do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, realizada pela secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos, nas dependências da EM Dr. José de Freitas Mendonça e se estenderá até o dia 31 do corrente mês. O público participante são os alunos dos 1ºs aos 5ºs anos das seguintes escolas: EM Eng. Chiozo Kitakawa, EM. Prof. Rui Alberto pestana Henriques, EM Shozayemon Setokushi, EM. Ver. João Marques, EM Ver. Leolino dos Santos, EM. Vice-pref. Juraci Marchioni e EM Village.

Com irrestrito apoio do prefeito Mamoru Nakashima, a 2ª Olimpíada Esportiva tem como objetivo promover, através da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares (UE) da rede que compõe o Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba (fundamental 1) do nosso município, além de fomentar o desporto escolar no município de Itaquaquecetuba.

Segundo a profª Me. Verônica Cosmo Barbosa, secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, o apoio a esta atividade é muito importante, pois além dos alunos terem adorado participar da edição anterior, “compreendo que, os esportes auxiliam tanto as questões cognitivas dos alunos, quanto propicia noções pontuais no que se refere ao cumprimento de regras, normas e respeito ao seu próximo, deste modo, reforça valores positivos na formação integral do aluno, além de, é claro, a prática esportiva ofertar uma vida saudável ao ser humano”, pontuou a profissional.

Devido ao sucesso do evento no ano de 2016, momento em que participaram em torno de 4.000 alunos, a adesão de participação nesta 2ª edição foi muito expressiva e, por conta disso e da ampliação das modalidades ofertadas, visando atender maior número de crianças (previsão de 10.000 alunos), o evento foi dividido, além de Polos a exemplo do ano anterior, em quantidade maior de dias e as eliminatórias vão acontecer conforme o seguinte calendário: 1ª Eliminatória – Polo EM. Dr. José de Freitas Mendonça (27 a 31/3/2017), 2ª Eliminatória – Polo EM Prof. Paulo Nunes (20 a 28/4/2017), 3ª Eliminatória – Polo EM Guilherme Donizete dos Santos Silva (22 a 26/5/2017), 4ª Eliminatória –  Polo EM Josefa Costa de Souza Moura (5 a 9/6/2017) e a Fase Final, também será realizada na EM Josefa Costa de Souza Moura, no dia 6/9/2017.

A 2ª Olimpíada Esportiva, contará com modalidades esportivas distintas e serão subdivididas da seguinte maneira: para os alunos dos 1ºs, 2ºs anos: a) Cabo de Guerra Misto e b) Estafeta Mista (obstáculos e lançamentos). Aos alunos dos 3ºs anos está sendo oferecido a modalidade Atletismo Misto fragmentado em: Arremessos de Pelotas, Corrida de Barreiras, Corrida de Revezamento, Corrida de Velocidade, Salto em Distancia e Rouba Bandeira. Já os 4ºs e 5ºs anos disputarão as modalidades: Damas (misto), Tênis de Mesa (misto), Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino), Cambio (misto) e Atletismo (masculino e feminino) e Queimada (misto).

Com relação à premiação os classificados por Polo na Fase Final concorrerão à medalhas representativas os 3 (três) primeiros colocados de cada modalidade, sendo assim discriminadas: 1º Colocado: Medalha de Ouro, 2º Colocado: Medalha de Prata e 3º Colocado Medalha de Bronze. Na Fase Final as UEs vencedoras em cada modalidade receberão um troféu específico. Além disso, haverá um TROFÉU TRANSITÓRIO de Campeã Geral, de posse temporária à Unidade Escolar que obtiver a maior pontuação no quadro geral de medalhas, mediante pontuação por número de medalhas conquistadas pela escola, conforme a seguinte referência: cada Medalha de Ouro valerá 5 pontos, cada Medalha de Prata valerá 3 pontos e cada Medalha de Bronze 1 ponto, para a somatória geral no Quadro de Medalhas e concorrer a posse do TROFÉU TRANSITÓRIO e ficará de posse definitiva do referido prêmio, a UE que garantir o título de Campeã Geral por 2 anos consecutivos ou 3 anos alternados.

Para o profº Hélcio Viriato Autor Júnior, idealizador do evento, o trabalho realizado na 1ª edição dos jogos foi extremamente satisfatório, ao ponto da equipe dos professores especialistas em Educação Física das escolas, solicitarem a ampliação de provas devido ao interesse maciço dos alunos em participar de alguma modalidade esportiva. Deste modo, no dia 13/02/2017, foi realizado o Congresso Técnico, “momento em que foi debatido e construído, mediante ao comum acordo da maioria dos especialistas, toda a estrutura de modalidades e jogos que compôs o regulamento oficial da 2ª Olimpíada,”, disse o profissional.

 

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

1 (8) 2 (7) 4 (7) 7 (1) 9 (1) 5 (4)