Iniciou-se a primeira eliminatória da 3ª Olimpíada D+ Conhecimento do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba 2017

IMG_0216

A assessoria de Projetos Educacionais e Eventos e o departamento de Coordenadoria Pedagógica, da secretaria municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) com total apoio do chefe do executivo, Dr. Mamoru Nakashima, iniciaram nesta quinta-feira (23), a execução das eliminatórias do 1º Polo da 3ª Olimpíada D+ Conhecimento do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba 2017, na EM Profª Maria Eulália Nobre Borges.

A 3ª Olimpíada D+ Conhecimento, tem como objetivos: 1) ampliar de forma diferenciada, criativa e significativa, a informação nas diversas áreas do conhecimento do aluno, motivando o professor na busca por uma metodologia dinâmica, em parceria com os professores especialistas, possibilitando o resgate por uma educação escolar de qualidade; 2) contribuir para a inclusão do conhecimento das diversas áreas do conhecimento por meio da troca de experiências; e, 3) envolver rede que compõe o Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba em uma ação lúdica de circulação dos conhecimentos, pautados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular Municipal.

A 3ª Olimpíada D+ Conhecimento do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba 2017, é dividida em etapas. A 1ª Fase: momento em que as Unidades Escolares (U.E), promovem os estudos das diferentes áreas do conhecimento utilizando a Proposta Curricular Municipal e as diretrizes da Provinha Brasil, Prova Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização, visando preparar os alunos para a fase denominada interclasses e cada escola promove esta ação, mediante o calendário de sua participação no Polo referência. A 2ª Fase: Interclasses é o momento em que as escolas compõem as suas equipes ao escolherem o melhor aluno das áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática e conhecimentos Gerais) por segmento (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano) e acontece da seguinte forma: no período de 6/3 a 10/3 escolas participantes do 1º Polo, 20/3 a 24/3 escolas participantes do 2º Polo e de 2/5 a 8/5 escolas participantes do 3º Polo. Já a 3ª Fase: Eliminatória por Polo caracteriza-se pelo evento em que o grupo de 12 escolas participantes no Polo referência, sendo divididas por período, isto é, 7 escolas no período manhã e 7 escolas no período da tarde, disputam 1 vaga para a final, por equipe/segmento por período. Ou seja, em cada Polo, classificam-se 2 equipes por segmento. O 1º Polo foi realizado no dia 23/3/2017, na EM. Profª Maria Eulália Nobre Borges. O 2º Polo vai ser realizado no dia 6/4/2017, na EM. Sebastião Gregório dos Santos e o 3º Polo no dia 18/5/2017, na EM.  Guilherme Donizete da Silva Santos. E, Fase Final da 3ª Olimpíada D+ conhecimento do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba 2017, será realizada no dia 5 de setembro do corrente ano a partir das 08h na EM. Josefa Costa Souza Moura.

As perguntas que compõem as provas em cada área do conhecimento foram elaboradas pela equipe de cada U.E., e foram baseadas nos descritores da Provinha Brasil, Prova Brasil, Proposta Curricular Municipal e Avaliação Nacional da Alfabetização e Direitos de Aprendizagem, adequadas conforme o nível de cada segmento. A dinâmica das provas é composta por três baterias, 1ª Bateria: Língua Portuguesa, 2ª Bateria: Matemática e 3ª Bateria: Conhecimentos Gerais. Cada bateria é composta por até 5 questões elaboradas em níveis: básico, intermediário e avançado e, cada questão terá um tempo máximo de 30 segundos para interpretação, execução e conclusão. Para os alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental, realiza-se a leitura das questões, considerando que os estudantes estão na fase de alfabetização. Vence o circuito de provas a equipe que somar a maior pontuação entre todas as baterias, composta pelas áreas do conhecimento supracitadas, sendo que cada questão respondida de forma correta valerá dez pontos, totalizando a soma máxima de 150 pontos.

Para a Secretária de Educação, a Profª Me. Verônica Cosmo Barbosa esta ação é bastante enriquecedora, pois além de propiciar uma competição sadia e de forma diferenciada, cujo estímulo é a ampliação do repertório de conhecimento dos alunos, o evento possui grande relevância educacional por estimular aos discentes o gosto pela pesquisa, e disse ainda que, “muito provavelmente a ação também tem contribuído e muito para a elevação dos índices de referência de qualidade do ensino municipal”, finalizou a titular da pasta.

Na fase final serão ofertados os seguintes prêmios aos participantes: medalhas de participação para todos e a equipe campeã de cada segmento receberá um troféu alusivo ao título para a Unidade Escolar. E ainda, a escola que obtiver a maior pontuação somando todos os segmentos receberá o troféu transitório intitulado “Campeã Geral”.

Segundo a profª Roberta Droguetti, técnica referência do departamento de Coordenadoria Pedagógica para a Olimpíada D+ Conhecimento, a disputa sadia e os desafios desta Olimpíada servem de estímulo ao raciocínio e à socialização de alunos, promovendo então, “benefícios ao ambiente escolar, deixando de ser somente um momento de competição, mas sim promovendo a interação e descobrimento de talentos, por meio de suas habilidades e competências, causando a valorização e divulgação do conhecimento,” disse a profissional.

Nesta 1ª Eliminatória por Polo, realizada na EM Profª Maria Eulália Nobre Borges, classificaram-se as seguintes equipes/escola: 1º ano: EM. Dr. Charles Henry Tyler Touwsend e EM Prof. Rui Alberto Henriques Pestana; 2º ano: EM Prof. Benedito Vieira da Mota e EM Prof. Aurelino Leal; 3º ano: EM. Dr. Charles Henry Tyler Touwsend e EM Prefeito Gentil de Moraes Passos: 4º ano: EM Ítalo Adami e EM Dr. Aristides Jacob Álvares e, por fim, 5º ano: EM Ítalo Adami e EM Dr. Aristides Jacob Álvares.

 

 

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

 

IMG_0207 IMG_0211 IMG_0218 IMG_0219