Alunos da Educação de Jovens e Adultos de Itaquá recebem certificado do curso de Libras

formatura-curso-de-libras-mirian-rosiris-mendes-2

A formatura dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ocorreu no dia 3, no Auditório da Semecti, em Itaquaquecetuba. No total, 75 alunos das EMEBs Virgílio Marinho, José Piacentini e da EMA Nelson Barreto da Silva realizaram o curso, promovido pelo Projeto Colibri, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Os formandos receberam o certificado de conclusão na presença de amigos e familiares.

Entre a entrega dos certificados para as turmas, a professora Eliete atuou como regente e os alunos interpretaram em libras três músicas para o público presente.

Prestigiaram o evento o vereador, Elinho (Elio de Araújo), Daniela Delgado, Diretora de Departamento Pedagógico, Alessandra Dias, Supervisora de Ensino, Hélcio Viriato, responsável por Projetos e os coordenadores educacionais representantes da Semecti.

Segundo o supervisor José Rosa, o Projeto Colibri foi criado para atender apenas os professores da rede municipal.  “Em meados de 2019 estendemos aos alunos da EJA. A ideia de ensinar  esses alunos surgiu  devido termos uma aluna surda em uma das nossas escolas, as aulas eram ministradas para ela e ampliamos a todos da sala e também para outras unidades. Apresentamos o projeto ao Secretário de Educação, Prof. Fabiano Oliveira Novais, que prontamente autorizou a realização”.

As aulas são ministradas pela professora intérprete Eliete de Carvalho Silva de Jesus e em seu discurso enfatizou: “Ensinar a linguagem de libras aos alunos da EJA foi um ação gratificante, eles se empenharam muito em aprender”.  Emocionada, agradeceu por dividir seu conhecimento com os alunos.

O Secretário de Educação, Fabiano Oliveira Novais, comentou: “É dever da Secretaria de Educação oferecer o ensino de libras, pois é uma língua, e não uma linguagem e é um idioma reconhecido por lei no nosso país, com estrutura e regras próprias”.

formatura-curso-de-libras-mirian-rosiris-mendes-1 formatura-curso-de-libras-mirian-rosiris-mendes-3 formatura-curso-de-libras-mirian-rosiris-mendes-4 formatura-curso-de-libras-mirian-rosiris-mendes-5 formatura-curso-de-libras-mirian-rosiris-mendes-6

Crédito das fotos: Miriam Rosiris Mendes