Operação Verão tem início nesta quinta-feira

vistoria-trechos-tiete-antonio-marcio

A Defesa Civil de Itaquaquecetuba irá apresentar nesta quinta-feira (05), a “Operação Verão 2019/2020”, às 15 horas, no Auditório Semecti, o evento mostrará o plano de atuação neste período considerado chuvoso, tendo em vista possíveis enchentes, e ainda a intensificação do monitoramento das áreas consideradas de risco.

A operação que seguirá até o dia 31 de março de 2020, será apresentada as autoridades municipais, estaduais e representantes da Sabesp, DAEE, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

O Plano Municipal de Contingência contem diretrizes para ações de resposta em casos de desastres envolvendo deslizamentos, alagamentos, enchentes, enxurradas, granizos, vendavais e tempestades no município, com o objetivo de adotar medidas preventivas e corretivas na incidência de ocorrências em virtude de precipitações pluviométricas.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Anderson dos Santos Silva, o Plano foi desenvolvido a partir de análise, avaliações e mapeamentos de riscos efetuados e dos cenários de riscos identificados como prováveis hipóteses de desastres. De acordo com a Defesa Civil, em Itaquaquecetuba foram mapeadas 19 áreas de inundação, 30 áreas de alagamento e 18 de deslizamento.

Na atuação, o Plano estabelece a participação, além da Secretaria de Segurança Urbana – Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, das Secretarias de Transportes, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Obras, Esportes, e outros órgãos.

O Auditório Semecti está localizado na Rua Jundiaí, 331, Vila Monte Belo e será aberto ao público.

Crédito das fotos: Antonio Marcio