Escola Municipal João Geraldo dos Santos recebe doação de Cinemateca

cinemateca-8-rafael-crisostomo

A EMEB João Geraldo dos Santos, em Itaquaquecetuba, inaugurou nesta terça-feira, dia 5 de novembro, uma cinemateca. O projeto faz parte do Programa Escola e Vida – 3ª edição, elaborado pelo Grupo Komedi, que conta com o patrocínio da MRS Logística S.A. e o apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O objetivo do projeto é promover o acesso às obras literárias infantis e audiovisuais socioeducativas para crianças e jovens.

A escola recebeu uma estrutura com biblioteca, contendo 150 livros de diferentes obras editoriais infantis, inclusive em braile. A Cinemateca é composta com 40 mídias de DVD socioeducativas, um projetor multimídia e um sistema de home theater e foi instalada dentro de uma sala, na EMEB João Geraldo dos Santos.

Antes da inauguração, o Grupo Komedi, trouxe um artista que se utilizou da arte circense para apresentar um esquete sobre a história do cinema. Em seguida, um grupo de alunos, do 1º ao 5º ano, apresentou a peça teatral “Acidente na via férrea”, cujo tema principal se referiu aos riscos de acidentes, das crianças que brincam em linhas férreas.

O representante do Grupo Komedi, Peterson Ricardo, relatou que a Cinemateca é uma doação permanente. “O objetivo da Empresa MRS Logística S.A é democratizar o acesso aos bens culturais”.

A diretora da escola, Angelita Maria de Souza, agradeceu a parceria com a MRS, bem como, a presença de todos que prestigiaram o evento.

Representando a Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos, da Semecti, Hélcio Viriato Autor Júnior, ressaltou que Secretaria de Educação está à disposição e que espera que outras unidades escolares também sejam contempladas. “Para nós a Cinemateca é uma conquista; reconhecemos e agradecemos a Empresa MRS e com certeza fortaleceremos a parceria ano a ano”.

Após o descerramento da fita inaugural, os alunos ganharam pipoca e assistiram a um vídeo com informações sobre segurança no trânsito e, com enfoque nas linhas férreas, onde atua a empresa de transporte ferroviário de carga.

O secretário de Educação, Fabiano Oliveira Novais, elogiou a iniciativa e agradeceu os parceiros. “Possibilitar aos alunos acesso à cultura é um incentivo à formação de um pensamento estético e crítico, além de unir cultura, aprendizagem e entretenimento”.

cinemateca-9-rafael-crisostomo cinemateca-10-rafael-crisostomo cinemateca-10-rafael-crisostomo cinemateca-11-rafael-crisostomo cinemateca-7 cinemateca-10 cinemateca-8 cinemateca-9

Assessoria Técnica: Mirian Rosiris Mendes

Fotos: Rafael Crisostomo