Alunos da EMEB Vice-Prefeito Juraci Marchioni se divertem aprendendo na 2ª Edição do Projeto Soletrando

a-96

Visando apresentar uma metodologia que viabilize a conscientização dos alunos quanto à importância da escrita correta, como meio para ampliar seus conhecimentos, facilitando a comunicação e formar a base para o próprio processo de aprendizagem a EMEB Vice-Prefeito Juraci Marchioni realizou pelo segundo ano consecutivo, nos dias 12 e 13/9/2019, para os 3ºs, 4ºs e 5ºs anos; e para os 1ºs e 2ºs anos respectivamente o Projeto Soletrando. Por meio de uma competição sadia a ação tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da escrita ortográfica, ampliando o vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia correta.

De acordo com a vice-diretora da escola, profª Nilza Amélia de Souza “a Língua Portuguesa possui inúmeras regras e exceções que dificultam a compreensão e domínio da ortografia. Assim, os alunos do Ensino Fundamental terão a oportunidade de interpretar, pesquisar significados em dicionários e compreender palavras novas de forma criativa, divertida e competitiva, que permitirá a aprendizagem mais instigante e divertida.”

Já a diretora da unidade, profª Cássia Regina de Melo, ao falar sobre o sucesso do Projeto Soletrando, explicou que “os alunos se sentem estimulados para a brincadeira, a escola cumpre o seu papel de prepará-los para o domínio da escrita, requisito básico para viver melhor nessa sociedade tão diversificada.”

Para supervisora Escolar da unidade, profª Marilda Arminda Vischi Soares as ações pedagógicas que vêm sendo realizadas pela equipe escolar tem alcançado grande êxito com alunos e comunidade, um significativo processo de integração escola-comunidade, que só traz benefícios a todos; alunos sentem prazer no processo de aprendizagem escolar, e a soma de resultados positivos vem sendo observadas nos resultados escolares. Parabéns a toda equipe escolar que está se superando a cada projeto.

O secretário de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba, prof. Fabiano de Oliveira Novais esta ação é de grande relevância na medida em que estimula o desenvolvimento da escrita e da linguagem oral dos discentes de forma lúdica e, portanto, prazerosa, destacou Fabiano parabenizando toda a comunidade escolar pelo excelente trabalho que vem sendo realizado na escola.

De acordo com Nilza, o Projeto Soletrando é realizado com todos os segmentos escolares do Ensino Fundamental. O que diferencia a proposta, em cada segmento, é o grau de dificuldade das questões ortográficas trabalhadas. O Projeto é composto por três fases: estudo das regularidades e/ou irregularidades ortográficas, eliminatórias e competição final. O Soletrando foi dividido por fases; três etapas no primeiro semestre e uma no segundo. E a disputa foi realizada por serie/ano escolar. Foi promovida uma competição aonde todos os alunos, inicialmente participaram da primeira etapa, momento em que foram classificados 10 alunos de cada segmento. Para a segunda etapa, foram classificados 5 finalistas de cada segmento. E na fase final foram classificados os: 1ºs, 2ºs e 3ºs colocados de cada segmento.

Além do Projeto Soletrando, também neste mês de setembro, foi realizado o Lançamento da Edição Especial nº 3, do Jornal “Jura informa: crianças em ação – construindo e promovendo o saber”, ação que teve como protagonistas principais nesta edição, os alunos do 5º ano A, orientados pela profª Danielle Cristiane Mário Sant’Anna. Como pode ser conferido no periódico, há temas interessantíssimos retratados nesta edição como: bullying, avaliações, entrevistas, poesias, atividades escolares, sempre tendo como protagonistas os discentes.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Supervisão Escolar

b-90 c-80 d-60 f-30 g-11h-10