Alunos da EJA da EMEB José Piaentini recebem palestra sobre “A Mulher Negra na Construção da Sociedade Brasileira”

a

A EMEB Jose Piacentini realizou na quarta-feira (21/8) uma palestra sobre “A Mulher Negra na Construção da Sociedade Brasileira”, a ação é parte integrante do ciclo de palestras destinadas a comtemplar a demanda do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, foi desenvolvida para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A temática procurou valorizar as raízes africanas e esclarecendo pontos divergentes da construção da sociedade brasileira pela forca e trabalho do negro. A palestra foi ministrada pela profª Mari Mendes, Ativista de Movimentos Afrodescendentes e professora do Sistema Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes.

De acordo com o Supervisor Escolar, prof. José Rosa Martins, responsável pelo acompanhamento da EJA, em companhia da profª formadora Keli Priscila de Souza, Coordenadora Pedagógica, falaram que o encontro ocorreu com bastante dinamismo e interesse dos alunos desse segmento. “Observamos que nosso público da EJA anseia por temas dessa relevância, pois consolida sua autoafirmação elucidando lacunas na formação de nosso povo brasileiro no que tange a cultura e fartos históricos,” concluíram os profissionais.

Segundo o secretário de Educação, prof. Fabiano de Oliveira Novais todas as ações voltadas ao público integrante da EJA é muito importante “por ser uma demanda específica que traz uma bagagem de experiências de vida, o processo de ensino aprendizagem precisa de uma atenção diferenciada e nesse sento o ciclo de palestras vem agregar e muito na formação de nossos discentes.” Já a profª Me. Verônica Cosmo Barbosa, secretária adjunta de Educação, salientou que o trabalho desenvolvido pelo município em relação à EJA tem sido muito produtivo e de referência em nossa região, por valorizar o protagonismo dos discentes a partir da singularidade cultural de cada sujeito social integrante da EJA.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Supervisão Escolar

a b c