Curso de Libras é ministrado para alunos da EJA do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba

a-78

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEB José Piacentini iniciaram nesta terça-feira (13) o Curso de Libras ministrado pela professora de Libras Eliete Carvalho da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti). O curso terá duração de seis meses, a primeira etapa vai ser realizado durante o segundo semestre de 2019 e visa atender além da referida Unidade Escolar, alunos da EMA Nelson Barreto e da EMEB Virgílio Marinho. O objetivo da ação é ampliar o número de conhecedores de sistema de língua tornando o mais popular possível em nosso município aos estudantes com necessidades especiais e aos estudantes ouvintes para que consigam realizar uma boa comunicação.

De acordo com o prof. José Rosa Martins, Supervisor Escolar referência da EJA na Semecti, a professora Eliete referência no ensino de Libras da Semecti elaborou um plano de ações o qual aponta o seguinte conteúdo: introdução ao ensino de Libras, e alfabeto, datilologia e números, saudações e cumprimentos, ambiente escolar e materiais escolares, calendário meses do ano dias da semana, vestuário e cores, alimentos, meio de transporte e comunicação, sentimentos e saúde, aprendizado de música em libras e evento de conclusão do curso. A proposta de inserção do ensino de Libras na EJA foi uma ideia casada entre o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Formação e Avaliação (NAFA) e Supervisão de Escolar com o irrestrito apoio do secretário de Educação, prof. Fabiano de Oliveira Novais.

O prof. Fabiano de Oliveira Novais, secretário de Educação, explicou que é muito importante o desenvolvimento desta ação para os alunos da EJA e que a proposta “visa atender toda a demanda de alunos da EJA do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.” Para a secretária adjunta de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa, a oferta deste aprendizado aos alunos da EJA é uma ação louvável e muito pertinente, falou a profissional.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais & Eventos

b-73