EMEB João Marques é premiada no Concurso Arte com Energia do Instituto EDP

a-75

Alunos do 3º ano B, período da manhã, da EMEB Vereador João Marques, da professora Tânia Maria Ferreira Teófilo Paiva recentemente conquistaram a 3ª colocação, na categoria segmento 3º ano, a nível nacional, do concurso Arte com energia 2019, do Programa EDP nas Escolas o qual teve como tema balizador “Nossa energia para cuidar sempre melhor”. De acordo com informações da equipe do Instituo EDP “o concurso teve a participação de mais de 8 mil alunos do ensino fundamental em 38 escolas da rede pública de ensino atendidas pelo projeto. Sendo a fotografia o mecanismo desencadeador de reflexão, estimulou estudantes, professores e comunidade escolar a discutir e agir sobre os 17 ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável) e sobre o futuro na perspectiva socioambiental com a consciência sobre sua responsabilidade de construir um futuro mais sustentável.”

Segundo a diretora da unidade, profª Cleide Bezerra dos Santos, com o tema “Reciclando se aprende” a equipe referida, liderados pela profª Tânia, realizaram uma intervenção socioambiental e enviaram o registro por meio de fotografias, conforme regulamento do evento. A ação consistiu numa formação de pequenos cidadãos conscientes, promovendo o reuso de materiais descartáveis para a confecção de jogos matemáticos.

Para a profª Tânia, foi percebido que com a realização da intervenção foi incorporado ao dia a dia dos alunos os valores de preservação, sustentabilidade e o fazer concreto. As crianças entenderam o raciocínio matemático com maior rapidez, conceituando formas, grandezas e realizando cálculos. “O senso de responsabilidade associado ao fazer e construir possibilitou o respeito com uma educação voltada para as habilidades socioemocionais que são metas para a geração do século 21,” explicou a profissional.

Ainda de acordo com o Instituo EDP, “foram escolhidas como vencedoras 27 ações produzidas por alunos e professores espalhados pelos estados onde a EDP atua (Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins); ações que refletiam a conscientização em prática e a responsabilidade pelo todo. Cada aluno será premiado com um kit EDP composto por camiseta, boné, squeeze e jogo sobre ODS. Os Professores de cada turma vencedora também serão premiados com um final de semana cultural em São Paulo, no mês de novembro, onde terão oficinas de capacitação em arte, visita a museus, teatros, além de um city tour.”

O secretário de Educação, prof. Fabiano de Oliveira Novais, destacou a importância socioambiental do concurso e, sobretudo, a participação exemplar da EMEB Vereador João Marque e disse: “parabenizo todos os envolvidos na ação, pois a grande relevância deste prêmio, com certeza é o processo de conscientização ambiental que nossas crianças vêm desenvolvendo e o processo de aprendizagem significativa que elas adquirem,” disse Novais. Para a secretária adjunta de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa este prêmio só comtempla o esforço e a dedicação que nossas crianças e professores realizam na busca de uma melhor educação para os nossos discentes.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais & Eventos

b-70 c-62 d-47 e-34