Escolas Municipais vencedoras da 2ª Gincana Cultural EDP “Xô Desperdício!” inauguram em suas unidades o Módulo de Energia Solar

a-70

A EMEB Ítalo Adami e a EMEB João Geraldo realizaram nesta sexta-feira (9) no período da manhã e tarde, respectivamente a inauguração das placas fotovoltaicas em suas unidades. A ação deu-se por ambas as escolas terem sido contemplados com os módulos de energia solar por participarem com sucesso da 2ª Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! – Projeto Boa Energia nas Escolas – promovida pela Companhia de Energia EDP São Paulo.

As ações contaram com a participação do secretário de Educação, prof. Fabiano Novaes, do prof. Jaudir Pereira (diretor da EMEB Ítalo Adami) da profª Angelita Maria Souza (diretora da EMEB João Geraldo), representando Poder Legislativo o vereador Celso Reis e a vereadora Cidinha Assistente Social, representando o Projeto Boa Energia nas Escolas, Vanderlei, Moacir Ferreira Júnior e Eduardo Régis Rodrigues, Fernando Mota, da Empresa Sunergia, responsável pela engenharia de instalação do referido equipamento, além de professores, coordenadores pedagógicos, vice-diretores e alunos.

A EMEB João Geraldo e a EMEB Ítalo Adami, conquistaram a 1ª e 3ª colocação respectivamente na categoria municípios com população acima de 200 mil habitantes, fato que lhes proporcionou como prêmio a referida placa. O módulo inaugurado é composto oito painéis e um sistema inovador de captação e distribuição de energia, que em alguns casos pode gerar uma economia de mais 70% nas contas de luz. A “Gincana Cultural” visa estimular a comunidade escolar a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral, bem como reconhecer as iniciativas realizadas pelos estudantes no âmbito das escolas municipais localizadas na área de concessão da empresa de energia.

Para o vereador Celso Reis, com a execução do projeto foi possível realizar um trabalho de conscientização quanto ao uso da energia elétrica e economizou-se aproximadamente entre 10 a 15% mensal do uso de energia elétrica entre as partes envolvidas na ação e “com o painel vai ser possível a escola economizar até 70% da energia elétrica, fato que reduzirá de forma significativa o custo da conta de luz,” disse o edil parabenizando todos os envolvidos nas ações.

O secretário de Educação, prof. Fabiano de Oliveira Novais agradeceu a Companhia de Energia EDP pela parceria de grande significância para o município de Itaquaquecetuba e parabenizou toda a comunidade escolar de ambas as unidades escolares pelo empenho e dedicação junto ao projeto, sobretudo, os alunos verdadeiros protagonistas desta história e disse que a grande relevância da ação deu-se pelo fato de que “além de promover a economia da energia elétrica, a gincana promoveu a interação entre escola, professor, a criança e a comunidade, fato que é a parceria perfeita para o sucesso de nossas crianças,” concluiu o titular da pasta.

De acordo com o prof. Jaudir Pereira, diretor da EMEB Ítalo Adami, a relevância da conquista para a escola, no sentido da multiplicidade do trabalho de conscientização que já vem sendo realizado pelos alunos, além do baixo custo da conta de energia elétrica. Na mesma direção a diretora da EMEB João Geraldo, profª Angelita Maria Souza, agradeceu e parabenizou todos os envolvidos na ação e destacou o empenho de todo o corpo docente da unidade em especial das professoras Lourdes Antonia Vicente e Aline Alves de Araújo Pio e da ex-coordenadora pedagógica da escola, profª Fabiane Romano, que produziu o vídeo, uma das etapas da gincana, com tradução em libras, ação que certamente contribui de forma significativa, para pontuação que levou a escola a conquista da primeira colocação.”

De acordo com a equipe do Projeto Boa Energia nas Escolas, as inscrições para a 3ª edição da Gincana Xô Desperdício, estarão abertas até o dia 18 de agosto de 2019, as escolas interessadas poderão efetivar as suas inscrições no site www.boaenergia.com.br/gincana. Do mesmo modo que a edição anterior a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo e associada da Aberje, vai premiar dez escolas municipais da área de concessão com um kit completo de geração solar de energia.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais & Eventos

b-67 c-59 d-44 e-31 f-21