Diretores do das Escolas Municipais participam de palestra sobre Intimidação Sistemática (Bullying) e Legislação

a-69

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) realizou nesta quinta-feira (8) palestra com o delegado Dr. Eliardo Amoroso Jordão, que abordou temas sobre programas amparados por legislação que tratam a questão do bullying e da violência junto às crianças no ambiente escolar. A ação foi realizada no Casarão Espaço Educacional localizado no Parque Ecológico Municipal “Mário do Canto” e teve como público alvo diretores das escolas municipais.

Presente ao evento, o secretário de Educação, prof. Fabiano de Oliveira Novais destacou que o objetivo do encontro foi efetivar o cumprimento da lei nº 13.185/15, que institui o Programa de Combate a Intimidação (Bullying) em território Nacional, sobretudo, no que se refere aos objetivos do documento quanto à “capacitação de docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema (Art. 4º, II),” disse Novais.

Dr. Eliardo explicou que de acordo com a lei vigente a intimidação sistemática (bullying) é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas (art. 1º).” O delegado ainda efetuou reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), explanou acerca das responsabilidades e competências da relação família e escola no que se refere a criança etc. Ao término Eliardo agradeceu ao secretário de Educação Fabiano pelo convite e a todos os diretores pela presença.

A secretária adjunta de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa disse que a palestra foi muito importante, “pois ao propor reflexão sobre o bullying junto à comunidade escolar e prevenir consequências negativas sobre o comportamento humano na vida em sociedade, não tenho duvidas que é uma ação determinante para a formação integral do aluno.”

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais & Eventos

b-66 c-58 d-43 e-30 f-20