Creche Subvencionada Antônio Paulino Sobrinho implanta o Projeto Parque Sonoro como prática pedagógica diferenciada

a-67

A Creche Subvencionada Antônio Paulino Sobrinho, localizada na rua: Libero Badaró, 54, no bairro do Pequeno Coração, inspirada em experiências que deram certo na Educação Infantil, implantou em sua unidade o Projeto Parque Sonoro que tem como objetivo proporcionar às crianças da unidade escolar um ambiente cheio de possibilidades e experiências sensoriais de exploração musical livre.

De acordo com a diretora da Creche, profª Jéssica Belarmino Freitas “a ideia é que a criança seja protagonista da experiência, interaja com o espaço e os objetos contidos nele, em meio a estímulos sensoriais, motores e, sobretudo, auditivos que exercitam sua atenção e imaginação. Para montar a estrutura, a equipe da creche Antônio Paulino Sobrinho contou com a colaboração da comunidade, principalmente dos pais de alunos.’’ Todos participaram da criação doando panelas, tampinha de garrafa, potes e diversos matérias não estruturados, destacou a diretora. A profª Alessandra de Souza Dias, supervisora escolar, referência das Creches subvencionadas explica que a ação foi muito importante, na medida em que “ao inserimos as nossas experiências, vivências múltiplas do cotidiano conseguimos dar sentido e significado a esta ação, uma vez que os materiais não são estruturados e praticamente todo o trabalho é realizado com reciclável e/ou sucata.”

O secretário de Educação, prof. Fabiano de Oliveira Novais, explicou que o grande desenvolvimento da Educação Infantil no país ocorreu a partir do momento da substituição do (Fundef) Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental pelo (Fundeb) Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, por meio de Emenda Constitucional, isto é, em 2009, o acesso à Educação Infantil se democratizou, exigindo atenção especial para com esta demanda que é à base da educação. Na mesma direção a secretária adjunta de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa, falou que o (ECA) – Estatuto da Criança e do Adolescente, criado em 1990, destaca compreende a Educação como um dos direitos da criança, nesse sentido toda a experiência de sucesso é muito importante que seja socializada com nossas crianças, destacou o secretário parabenizando toda a equipe da referida Creche.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

b-64 c-56 d-41 e-28