CASARÃO Espaço Educacional da Semecti inicia as suas atividades com reunião de diretores das escolas municipais

a-54

Nesta quarta-feira (3) deu-se de forma oficial o início às atividades do Casarão Espaço Educacional: oficinas, formações e exposições com duas reuniões realizadas em dois momentos, uma no período da manhã (8h30’) para os diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e outra no período da tarde (13h30’) para os diretores das Escolas de Educação Infantil e das Creches Municipais. O evento, além da participação do público alvo, contou com a presença do secretário de Educação, prof. Fabiano de Oliveira Novais e da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti).

Segundo o secretário de Educação, prof. Fabiano Novais, o encontro teve como objetivo apresentar as instalações do espaço aos gestores das unidades escolares municipais, efetuar o fechamento do primeiro semestre (balanço das ações realizadas por sua gestão nestes primeiros dias) do período letivo do ano em curso do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba e apresentar o planejamento proposto para as atividades do segundo semestre.

Durante a abertura do evento, o prof. Fabiano agradeceu a presença de todos e principalmente dos parceiros que colaboraram para com a reforma e a adaptação do local e disse que aquele espaço localizado nas dependências do Parque Ecológico Municipal “Mário do Canto”, “foi revitalizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por solicitação do prefeito Dr. Mamoru Nakashima, caracterizado por ser uma unidade multiuso, o lugar se destina à realização de oficinas educacionais e culturais, reuniões, formações continuadas, exposições etc.,” concluiu Novais.

Na sequência, a supervisora Maria Cristina Perpétuo dos Santos Soares realizou uma explanação aos presentes sobre os pilares que nortearão a gestão do prof. Fabiano Novais que estão pautados em: equipe, cooperação, diálogo e liderança sustentados sob os aspectos: respeito, ética e afeto.

Retomando o uso da fala, Fabiano destacou aos presentes sobre a otimização do espaço do Parque Municipal “Mário do Canto” que haverá um complexo de atividades que regularmente vai receber aproximadamente 150 alunos diariamente que farão um circuito de atividades, educacionais, culturais e esportivas passando pela Escola Municipal de Educação Ambiental (EMA) “Nelson Barreto dos Santos”, Escola Municipal de Trânsito, Casarão, quadras poliesportivas e demais espaços ao ar livre no referido parque.

O professor participou aos presentes sobre o ajuste no quadro de funcionários da Semecti para suprir a demanda, minimizando, portanto, a falta de profissionais, sobretudo os de caráter técnico. Disse também que conforme decreto municipal, assinado pelo prefeito, a partir do segundo semestre, a verba do repasse municipal às escolas poderá ser aplicada para o pagamento de despesas contábeis e gastos com registro em cartórios, ação muito elogiada pelos gestores.

Novais também pontuou dentro do planejamento de suas ações futuras que haverá uma Comissão de Diretores das Escolas municipais, cujo intuito é aproximar as ações da Semecti junto às Unidades Escolares, além disso, informou ainda, o profissional que, será ampliada a utilização de serviços online como: protocolo de documentos, serviços pertinentes aos departamentos da merenda escolar, almoxarifado e engenharia da Semecti. Finalizando o evento, foi apresentado um vídeo que tratava sobre motivação ao líder.

Os participantes do evento puderam apreciar duas exposições de arte no local, uma ao ar livre que retrata a história de Itaquaquecetuba composta por painéis móveis (parceria com a secretaria Municipal de Cultura) e outra no espaço de exposições dos 24 desenhos finalistas do 5º Concurso de desenho e pintura “Dia do Criando e Pintando” do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

b-53 c-47 d-34 e-23 f-16g-5 h-4