EMEB Profª Maria Eulália Nobre Borges realiza com alunos da EJA Sarau “Olhos D’Agua” em homenagem a escritora Conceição Evaristo

sarau-eja-prof-maria-eulalia

A EMEB Profª Maria Eulália Nobre Borges realizou nesta quinta-feira (27) o Sarau de Poesias da Educação de Jovens e Adultos (EJA), este ano, com o tema: “Olhos D’água” em homenagem a escritora Conceição Evaristo. O evento ocorreu nas dependências da unidade escolar. A equipe gestora da unidade é formada pela diretora, profª Elisângela Cristina dos Santos Farinelli, pelas vices-diretoras, profª Miralva Gomes Santana de Oliveira e profª Maria José Oliveira Lima e pelas coordenadoras pedagógicas, profª Adriana da Silva Brandão e Jaqueline Lima da Silva Garcez. A ação contou com a participação de alunos, professores, equipe gestora, supervisor referência da EJA, prof. José Rosa Martins, pela Técnica do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Formação e Avaliação (NAFA), referência da EJA, profª Formadora Kelli Priscila de Souza e pela vice-diretora da EMEB Profª Olívia Aparecida da Costa Silva Guglielmo, profª Vanessa do Carmo Batista.

O Sarau teve a participação da palestrante Marli Mendes, a qual abordou em sua fala a identidade da mulher negra na sociedade brasileira e todo o drama histórico que há anos envolve esta questão social. O objetivo do Projeto SARAU da EJA é incentivar práticas de leitura e ampliação do repertório de conhecimentos dos discentes.

De acordo com a vice-diretora, profª Maria José Lima, “houve a apresentação dos discentes da EJA que declamaram poesias e frases da homenageada, momento de grande emoção, pois quantos saberes envolvidos nesse projeto leitura, pesquisa, roda de conversa, novos aprendizados etc.,” destacou a profissional, enfatizando que o evento contou com a participação direta das professoras Cristina Simioni e Rosemary Nunes, as quais em conjunto com seus alunos realizaram o processo de pesquisa e leitura da produção literária da escritora.

Para o supervisor prof. José Rosa Martins, “o trabalho foi muito bem produzido e rico em troca de saberes e experiências, o excelente empenho dos alunos, dos professores e do trio gestor da unidade escolar resultou num belíssimo trabalho,” disse José. Já a profª Kelli Priscila de Souza, disse que tudo foi muito bem planejado pela equipe da unidade escolar, “desde o acolhimento até a ambientalização, mas o foco principal, o pedagógico, foi muito bem explorado pelos professores e alunos, resultando numa troca de aprendizado significativa,” finalizou Kelli.

Para o secretário de Educação, prof. Fabiano de Oliveira Novais, o processo de educação diferenciada destinada à demanda da EJA “visa promover o protagonismo dos discentes bem como incentivar, por meio de ações como esta, a permanência desses alunos na escola, pois por tratar-se de uma demanda específica, o olhar precisa ser diferenciado,” concluiu Fabiano parabenizando todos os envolvidos na ação.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais & Eventos