Projeto Sementinha da GUARD realiza formatura na EMEB José Piacentini

a-51

O “Programa Sementinha” do Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard) iniciou as formaturas do primeiro semestre deste ano desde a terça-feira (25/6/2019) nas escolas municipais comtempladas com o Programa. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Segurança Urbana e de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti). O Programa está sob a coordenação do Guarda Civil Municipal (GCM) Fábio Manoel, além dos GCMs instrutores José Aquino de Miranda, Joel Benjamim da Silva e Taciane Maria da silva. Aproximadamente 700 crianças participaram do Programa.

O objetivo do Programa é informar e orientar os alunos participantes da ação, das escolas municipais de Itaquaquecetuba por meio de palestras para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Deste modo, conforme a proposta do Programa, mostrar os prejuízos que as drogas causam e ensinar as habilidades necessárias para os alunos se manterem longe desse mal é o foco desse programa que busca atender crianças, adolescentes e adultos. Durante as palestras há atividades de motivação, apresentações audiovisuais e de teatro para que os estudantes evitem o assédio de usuários e traficantes de drogas.

De acordo com o GCM Fábio Manoel, responsável pelo projeto, “este ano fizemos junto à Semecti uma reestruturação do Programa e trocamos todas as unidades escolares que foram atendidas em anos anteriores e agendamos novas unidades, visando ampliar a maior número de bairros a ação multiplicadora de combate ao uso de drogas e entorpecentes”, o profissional finalizou sua fala agradecendo o irrestrito apoio recebido por parte da secretária de Segurança, Drª Vânia Bakr.

Segundo o secretário de Educação, prof. Fabiano de Oliveira Novais, este projeto se faz necessário estar presente nas escolas, “pois somente com políticas educacionais e sociais preventivas é que iremos amenizar os malefícios causados pelas drogas,” disse Novais. Já a secretária adjunta de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa, de encontro às reflexões de Fabiano disse que “a melhor maneira de prevenção às drogas é pelo processo educativo e, o Programa Sementinha do GUARD há anos tem colaborado de forma significativa com a formação integral de nossas crianças,” concluiu Verônica.

O cronograma das formaturas ocorre da seguinte forma: EMEB Rui Alberto Pestana Henriques, Data: 25/06/2019 – Horário: 09h30’, EMEB José Piacentini, Data: 27/06/2019 – Horários: 09h30’e 13h30’, EMEB Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva, Data: 28/06/2019 – Horário: 09h30’, EMEB Josefa Costa de Souza Moura, Data: 02/07/2019 – Horário: 13h., e EMEB Sebastião Gregório dos Santos, Data: 03/07/2019 – Horário: 14h.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais & Eventos

b-50 c-44