Criatividade e diversidade temática marcaram a realização do V Concurso de Desenho e Pintura “Dia do Criando e Pintando” do Sistema Municipal de Ensino que contou com a participação de 37.000 alunos

1 (2)

 

Pelo quinto ano consecutivo, alunos do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba realizaram a produção de desenhos durante a participação V Concurso de desenho e pintura “Dia do Criando e Pintando” do Sistema Municipal de Ensino. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), por meio da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos nesta quinta-feira (29) aproximadamente 37.000 alunos abrangendo desde os segmentos: Infantil V e VI, Fundamental 1 até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram do evento que tem como objetivo estimular o desenvolvimento da produção artística, dos alunos, por meio de uma ação que foi trabalhada durante o período de um dia letivo e premiar as produções selecionadas pelo júri.

Neste momento (1ª Fase) cada escola escolherá, após a produção desenvolvida pelos alunos, as obras que representarão cada turma. A escolha é feita pelo processo de voto dos alunos de cada classe e/ou pelos professores e posteriormente o trio gestor vai escolher o desenho que vai representar cada segmento da Unidade Escolar (U.E). E, as obras eleitas por cada U.E., serão encaminhadas para a Semecti, até o dia 5 de abril de 2019.

O segundo momento (2ª Fase) vai ocorrer na segunda quinzena do mês de abril, instante em que serão selecionados 5 obras finalistas por segmento entre todas as escolas participantes. Cabe ressaltar que esta seleção é feita pro técnicos da Semecti. Já o terceiro momento (3ª Fase) artistas plásticos convidados pela Semecti, nomearão a Melhor Obra de cada segmento.

De acordo com o regulamento do certame para a produção das obras, foram aceitos trabalhos na modalidade pintura a partir de uma produção de desenho elaborado pelo aluno, sendo consideradas diversas técnicas como: lápis de cor, guache, caneta hidrocolor, grafite, giz de cera, tinta acrílica, aquarela, tinta óleo e etc. O aluno pode apresentar 1 (uma) produção, produzida em folha sulfite A4, ou outra espécie de papel nas medidas de 21,0 cm x 29,5 cm. Com relação ao tema, ao estilo e a técnica esses aspectos foram livres. As produções selecionadas e premiadas vão ser escolhidas mediante os critérios de avaliação comum a todas, sendo considerados os seguintes aspectos metodológicos: a) abordagem do tema; b) noção de espaço; e c) técnica aplicada como: cores, formas, proporção, bi e tridimensionalidade, apropriação, arte final, habilidades e competências, repertório artístico e cultural. Tudo isso, levando-se em consideração a idade de cada aluno/segmento.

Os finalistas receberão medalhas de Honra ao Mérito e os Campeões de cada segmento receberão um tablete, além de terem os seus trabalhos estampados no material escolar ofertado aos alunos do Sistema Municipal de Ensino para o ano de 2020. Os trabalhos finalistas serão expostos inicialmente na Semecti e posteriormente uma reprodução de cada obra finalista comporá uma exposição itinerante que percorrerá todas as Escolas Municipais.

De acordo com a secretária adjunta de Educação, profª Mª. Verônica Cosmo Barbosa este evento tem obtido grande repercussão entre as crianças e os professores e já tem se tornado tradicional na rede, uma vez que as crianças já aguardam o “Dia do Criando e Pintando” e “se sentem muito estimuladas em produzir sua obra, sobretudo, quando recebem o material escolar no início do ano letivo e observam nos cadernos, impressões das obras vencedoras do referido concurso, do ano anterior. Essa valorização dos desenhos tem sido uma ação muito importante ao dar visibilidade ao protagonismo dos discentes,” conclui Verônica parabenizando todos os envolvidos na ação.

Já a secretaria de Educação, profª Jane Moura Santos, parabenizou também as crianças, professores e dirigentes durante sua visita em algumas escolas no momento da realização do evento e disse ficou encantanda com a produção das crianças, segundo Jane “as crianças possuem um talento incrível e isso observei durante a confecção desenhos de nossas crianças nas escolas em que visitei, há muita criatividade, capricho e até mesmo técnica apurada em cada desenho,” disse a profissional.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais & Eventos

2 (3) 3 (2) 4 5