Instituto EDP lança Concurso Arte com Energia na EMEB Vereador João Marques

A (6)

Alunos da EMEB Vereador João Marques receberam na tarde desta terça-feira (19) kits escolares por meio de uma parceria com o Instituto EDP, responsável pela organização e administração dos investimentos socioambientais do Grupo EDP, por conta do lançamento do Concurso Arte com Energia 2019. O objetivo deste concurso é retratar o tema “Nossa energia para construir um mundo melhor”, utilizando a linguagem artística da fotografia como mecanismo desencadeador de reflexão sobre os Objetivos do Desenvolvimento sustentável (ODS). Foram contemplados 740 crianças do Ensino Fundamental.

De acordo com o regulamento do concurso a ação consistirá na formação continuada de professores da unidade que orientara posteriormente seus alunos a registrarem uma intervenção socioambiental que reflita o que foi discutido em sala de aula, retratando o tema do concurso. Ato continuo os grupos deverão postar até 3 fotos da ação de sala que mais se destacou de cada ano escolar, contendo nome da ação, texto referência, ano escolar e quantidade de alunos da sala.

O concurso contara com 3 fases, sendo a primeira fase formada pela criação do instagram para postar as ações, a segunda fase classificação por escola, momento em que cada escola analisará as ações produzidas pelos alunos da sua escola, a fim de realizar a triagem dos trabalhos que concorrerão no âmbito nacional e, por fim, a terceira fase classificação nacional, nesta fase, as ações serão analisadas pela Comissão Avaliadora externa que, avaliará as melhores intervenções socioambientais e selecionará as 3 melhores por ano escolar.

Estão participando do concurso os estados do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, por São Paulo estão participando os municípios de Guarulhos, Salesópolis, Santa Branca e Itaquaquecetuba, representado pela EMEB, Ver. João Marques.

O planejamento da ação vai obedecer as seguintes etapas: de 19/3 a 18/4 lançamento do concurso; 20/3 a 30/6 execução pelas escolas; até 5/7 envio dos trabalhos; até 19/7 validação dos trabalhos; até 31 de julho avaliação dos trabalhos pelo comitê Externo; 9/8 divulgação de resultado; setembro e outubro, premiação de alunos, 18 a 20/10 premiação dos professores.

Em relação a premiação os alunos vencedores em 1º lugar por ano escolar receberão, como prêmio 1 kit Arte com Energia Personalizado(cada aluno do ano escolar vencedor). Os alunos premiados em 2º e 3º lugar por ano escolar receberão, uma camiseta e boné. Já os professores dos melhores trabalhos serão premiados com um curso de capacitação em Arte, a ser ministrados em São Paulo, em outubro/2019.

A diretora da Unidade Escolar, profª Cleide Bezerra dos Santos disse que “o Instituto EDP em parceria com a EMEB Ver. João Marques “através do incentivo da arte com energia cria um elo entre a educação e a comunidade, pois ideias inovadoras dos professores com auxílio dos alunos e pais irão dar sentido a criação de um mundo melhor. Com cidadãos mais conscientes respeitando direitos a vida e a vida do planeta, a nossa escola se sente grata por essa escolha estamos dentro de um contingente de 4 escolas no estado de São Paulo e divulgando para o Brasil entre 9 estados o trabalho de uma educação inovadora da cidade de Itaquaquecetuba.

Presente ao evento a supervisora da escola, profª Monica Aquino falou que “a parceria com a EDP é uma ação que favorece o nosso compromisso com o meio ambiente. A equipe João Marques está empenhada em desenvolver um Projeto de Conscientização com alunos e comunidade local, sensibilizando a todos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente”.

Para a secretária de Educação, profª Jane Moura Santos, “esta ação é muito importante para a formação integral de nossas crianças, visando a construção de um mundo melhor,” conclui Jane parabenizando todos os envolvidos na ação. Já a secretária adjunta de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa, explicou que estas ações “veem de encontro ao cumprimento dos temas transversais conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que articula por meio da interdisciplinaridade ações de conscientização e educação preventiva objetivando melhorar as relções socioambientais, interpessoais etc.” Finalizou Verônica, parabenizando toda a comunidade escolar da EMEB Ver. João Marques.

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

B (5) C (4) D (2) E (2) F (1)