Escolas Municipais recebem o “Programa Sementinha” de combate ao uso de drogas do GUARD

008

Criado pelo Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard), o “Programa Sementinha”, é desenvolvido por meio de uma parceria entre a secretaria municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) e a secretaria municipal de Segurança Urbana (Guarda Civil Municipal). As aulas foram iniciadas neste mês de março, a ação é ofertada para alunos dos 5º anos e ocorre em sala de aula, com carga horária de 1 hora/aula por semana. Durante as palestras há atividades de motivação e também dicas sobre como evitar o assédio de usuários e traficantes de drogas. Após a conclusão da etapa é realizada uma formatura para a entrega do certificado de participação aos alunos.

O Programa tem como objetivo orientar as crianças, adolescentes e adultos, quanto aos prejuízos que as drogas causam e ensinar as habilidades necessárias para os alunos se manterem longe desse mal. Não obstante mostrar os prejuízos que as drogas causam e ensinar as habilidades necessárias para os alunos (crianças e adolescentes) se manterem longe desse mal. A coordenação do “Programa Sementinha” esta a cargo do GCM Ramiro Garcia.

A secretária de Educação, profª Me. Verônica Cosmo Barbosa, disse que essa parceria é de suma importância num momento em que a violência atinge todas as esferas da sociedade, sobretudo pelo uso indiscriminado de drogas que são ofertados para nossas crianças estimulando a violência, nesse sentido, “acredito que a melhor forma de combate ao uso de drogas e da violência é a prevenção por meio de ações educativas como essa do Programa Sementinha”, disse Verônica Cosmo.

No 1º semestre a ação contempla as seguintes escolas da rede que compõe o Sistema Municipal de Ensino de itaquaquecetuba: EM Dr. Aristides Jacob Álvares (180 alunos), EM Dr. Charles Henry Tyler Towsend (150 alunos), EM Profª Maria Eulália Nobre Borges (210 alunos), EM Santino Hayashi Amano (30 alunos) e a EM Profª Roseli Aparecida Mendes (240 alunos), totalizando o montante de 710 (setecentos e dez) discentes. E no 2º semestre o Programa atenderá as seguintes Unidades Escolares (UE): EM Dona Antonia Cicone (60 alunos), EM Ítalo Adami (150 alunos), EM Orlando Bento da Silva (120 alunos), EM. Pref. Gentil de Moraes Passos (120 alunos), EM Sebastião Gregório dos Santos (150 alunos), EM. Ver. Antonio Rodrigues Gallego (120 alunos) e EM. Virgílio Marinho (90 alunos), portanto a perspectiva é de atender 810 (oitocentos e dez) alunos aproximadamente.

 

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

 

055 061 132