Supervisores de Ensino realizam Reunião de Roteiro com Diretores de Escolas Municipais

20170321_142125

O Departamento de Supervisão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), está realizando nesta semana de 20 a 24 de Março de 2017, a 1ª Reunião de Roteiro para os diretores das escolas municipais do 1º Semestre de 2017. No cronograma do referido órgão constam dois encontros do gênero por semestre. O objetivo dos encontros é orientar os gestores quanto às demandas de sua função. Neste momento o eixo norteador baseia-se no tema “Trabalho Gestor”.

A dinâmica consiste na reunião de dois Supervisores de Ensino com o seu Grupo de Roteiro distinto, de diretores das Escolas de suas referências, em um Polo (escola) pré-definido para acolher o grupo. Na última sexta-feira (17), houve uma palestra para os referidos profissionais intitulada “Gestão por Competência: desafios do gestor educacional no século XXI”, ministrada pela profª Mª Evellyn Ladya Franco Pontes, coordenadora geral do curso de Pedagogia da (UNG), que devido a relevância do tema, além de fazer parte da Formação Continuada para esses profissionais, teve como intuito efetuar a abertura dos trabalhos da semana, que foi justamente orientar o gestor escolar sobre suas funções e responsabilidades.

Para a secretária de educação, prof.ª Mª Verônica Cosmo Barbosa, este momento é muito importante, na medida em que o gestor escolar pode sanar todas as suas dúvidas por meio das orientações dos supervisores escolares, “a dinâmica da administração escolar é muito complexa e para que tudo ocorra de forma satisfatória, faz-se necessário que o diretor construa uma equipe sólida e distribua responsabilidades, dando autonomia para o grupo e, nesse sentido, tanto o trio gestor (diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico) quanto o secretário e demais funcionários da escola precisam trabalhar em harmonia e de forma descentralizada,” disse Verônica.

Na reunião realizada nesta terça-feira (21) no Polo da EM Prof. Paulo Nunes (Caic), pelas supervisoras Marilda Vischi Soares e Rita de Cássia Luciano, a exemplo das demais reuniões realizadas nos outros Polos, inicialmente foi realizado um momento de sensibilização com a apresentação de um vídeo que efetuou uma animação da música “Trem bala”, de Ana Vilela e na sequência foi iniciada a pauta da ordem do dia que tratou de assuntos administrativos referente aos procedimentos/demandas das escolas com os departamentos de Supervisão, Nutrição, Recursos humanos, Censo Escolar, Coordenadoria Pedagógica etc. Assuntos pertinentes à abonadas de gestores, professores e funcionários; férias; atestados médicos, atrasos e acúmulo de cargos; documentação da secretaria escolar; livro ponto; diário de classe; reclassificação; solicitação aos departamentos da Semecti; conselho de escola e APM, patrimônio; excursões; alunos de inclusão etc.

Para a supervisora Marilda Vischi, a ação é muito pertinente num momento em que os diretores iniciam as atividades do ano letivo nas escolas e vão tomando ciência dos afazeres de sua função e devido à amplitude das demandas o diretor escolar “atua como uma espécie de bambolê, ele tem que se equilibrar para poder exercer o seu ofício com qualidade,” disse a supervisora durante sua fala aos profissionais. Já Rita de Cássia, explicou aos diretores que, toda a dinâmica dos departamentos da Semecti, desdobram-se mediante o cumprimento de prazos e respeito às especificidades de cada setor, nessa perspectiva “o gestor escolar deve estar atento às situações que estão sob a sua responsabilidade, pois se vocês, por exemplo, descumprirem prazos, prejudica o andamento do departamento que solicitou a demanda e como efeito dominó sucedem a outros departamentos,” finalizou a profissional.

 

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

20170321_142205 20170321_142223 20170321_142132 20170321_142203 (1)