Secretaria de Educação e parceiros promoveram ações em comemoração ao “Dia Mundial da Água”

1

A secretaria municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), por meio da EMA Escola Municipal Ambiental “Nelson Barreto da Silva” em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Instituto Abaré e a Empresa Itágua, realizou nesta quarta-feira (22) ação em comemoração ao “Dia Mundial da Água”. O evento ocorreu no Parque Ecológico Municipal “Mário do Canto” e contou com uma agenda de ações durante todo o dia. O público participante foi composto por alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental 1, professores, gestores e funcionários.

Dentre as ações do dia, a secretaria municipal de Meio Ambiente e Saneamento distribuiu aos alunos e público presente livros “Água na medida certa”. Já a empresa Itágua, distribuíu folhetos informativos sobre o uso consciente da água, brindes e garrafinhas squeyes para os participantes em seu stand, além de contribuir com o envio de bebedouros aos participantes do evento. O Instituto Abaré promoveu uma palestra intitulada “A quantidade de água em nosso planeta”, por meio da linguagem das artes cênicas, isto é, as ministrantes Flávia e Aley utilizaram a teatralização para transmitirem a mensagem às crianças. A EMA desenvolveu com os alunos uma Oficina de recreação com atividades de bingo, jogo de trilha e gincana da coleta seletiva, ação aplicada pelas professoras e gestora da Escola de Meio Ambiente com a temática de preservação da água e cuidados com o meio ambiente.

Segundo a profª Ivonilda da Silva Duarte Ferreira, diretora da EMA, “a equipe da EMA ficou encantada com o envolvimento de alunos, professores, gestores e parceiros nesta a ação, foi simplesmente maravilhosa e temos planos de executarmos outras para a divulgação e conhecimento da temática da Educação Ambiental.” Para a supervisora da Unidade Escolar a profª Flávia Lourenço que acompanhou todo o evento, “as ações desenvolvidas, os alunos colocaram em prática todo conteúdo trabalhado em sala de aula enriquecendo o conhecimento. Acompanhar a participação e dedicação de alunos, docentes, equipe gestora e parceiros da Educação no desenvolvimento do Projeto Água, foi muito gratificante, com certeza nossos alunos serão multiplicadores em suas famílias no cuidado com nosso Planeta Terra,” disse  Flávia.

A secretária de Educação, profª Mª Verônica Cosmo Barbosa, disse que a questão do uso consciente e racional da água é um assunto que tem permeado a agenda pública nos últimos anos de maneira massificada, diante disso, “trabalhar as questões preventivas, por meio de palestras, oficinas e debates de forma lúdica, é muito interessante e pertinente para a formação integral de nossos alunos que serão os futuros cidadãos.” A professora disse ainda que, a questão da preservação do meio ambiente é um assunto que é trabalhado durante o ano todo como um dos eixos norteador do conteúdo de todas as séries no Sistema Municipal de Ensino, desde a Educação Infantil, até a finalização do Ensino Fundamental 1.

Há de destacar que as mesmas ações realizadas no Parque Ecológico, a tarde foram desenvolvidas por todos os parceiros na EM Virgílio Marinho, localizada à rua Paulistania, 105, no Jardim Maragogipe, que promove ação sobre a temática da água e meio ambiente.

 

Elizeu de Miranda Corrêa

Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos

4 5 2 3